• Delmiro Gouveia, 31/01/2026
  • A +
  • A -
Publicidade

Bruno Mafra

Silas Malafaia – Pentecostalismo clássico, teologia da prosperidade e extrema direita Bolsonarista Parte 01

Imagem ilustrativa
Silas Malafaia – Pentecostalismo clássico, teologia da prosperidade e extrema direita Bolsonarista Parte 01

Eu me contextualizo.”

O Pastor Silas Malafaia 

“Eu me contextualizo.” 01 - Essa frase é sempre dita pelo Pastor Silas Malafaia quando questionado sobre sua nova forma de se vestir, abolindo a gravata e o paletó dos púlpitos de suas igrejas.  

“Eu me contextualizo.” 02 - Apesar de ser um dissidente desde o início de sua carreira dentro da Assembleia de Deus no Brasil Silas Malafaia se manteve dentro dos limites do tripé do pentecostalismo clássico por vários anos (cruz, arrependimento, salvação e batismo com espírito Santo/glossolalia/línguas estranhas) até a morte do seu sogro que comandava a Assembleia de Deus da Penha no Rio de Janeiro.

“Eu me contextualizo.” 03 – Após a morte do sogro, Silas Malafaia coloca em prática o seu plano de poder, em primeiro momento dentro da própria Assembleia de Deus, uma instituição caudilhista que há décadas está sob o comando do Pr. José Wellington Bezerra da Costa e Família.   

“Eu me contextualizo.” 04 – Silas Malafaia então vai à luta tentar tirar o controle da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Pr. José Wellington Bezerra da Costa e Família. Para isso, faz aliança com o Pr. da igreja Mãe em Belém do Pará, Samuel Câmara, o plano deu errado e ambos são derrotados. Silas precisa repensar sua estratégia eclesial. 

“Eu me contextualizo.” 05 – Já sem espaço dentro da igreja que o gerou para a vida eclesial e pastoral, Silas Malafaia vai radicalizar e vai se associar aos maiores “picaretas de igrejas dos Estados Unidos” e trazê-los ao Brasil em 2009. Entre tantos, podemos citar Morris Cerullo e Mike Murdock com o seu livro 1001 chaves de sabedoria, vendido aqui no Brasil por ele.  

“Eu me contextualizo.” 06 – Para rivalizar com a CPAD – Casa publicadora das Assembleias de Deus, Silas funda sua própria editora, a Central Gospel, e passa simultaneamente a fazer conferências em todo o país, fazendo a defesa da teologia da prosperidade. Resultado? A editora supostamente faliu.

 “Eu me contextualizo.” 07 – Silas então vai ao objetivo final do seu plano eclesial, que é sair da CGADB e fundar sua própria Igreja – ADVEC – Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

Continua...


A opinião de nossos colunistas não reflete necessariamente a opinião da Editora Guia Mais.


COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.