Aula pública debate segurança e cobra reabertura da Casa de Custódia de Delmiro Gouveia
O evento foi organizado pela OAB Sertão e aconteceu em frente ao prédio da Casa de Custódia de Delmiro Gouveia, localizado na Rua 21 de Abril
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção do Sertão realizou, na noite desta quarta-feira (17), uma Aula Pública sobre Segurança e Direitos Institucionais. O evento aconteceu em frente ao prédio da Casa de Custódia de Delmiro Gouveia, localizado na Rua 21 de Abril.
Aberto a advocacia, estudantes de Direito e à comunidade, o evento foi mediado pelo advogado Adeilton Mafra, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Sertão. A palestra foi ministrada pelo advogado e membro do Conselho Estadual de Segurança de Alagoas, Daniel Brabo.
A escolha do local teve um significado simbólico. Durante a aula pública, foi reforçada a reivindicação pela reabertura da Casa de Custódia de Delmiro Gouveia, considerada uma estrutura estratégica para o fortalecimento da segurança pública no Sertão de Alagoas.
O prédio, instalado no antigo imóvel da Delegacia de Polícia do município, passou por reforma para funcionar como Casa de Custódia. No entanto, apesar da obra concluída, a unidade permanece sem ser inaugurada pelo Governo do Estado há cerca de oito anos.
Durante o debate, os participantes destacaram que a entrada em funcionamento da unidade pode contribuir para melhorar a logística do sistema prisional, reduzir o deslocamento de presos para outras cidades, dar maior suporte às forças de segurança e ao Poder Judiciário, além de fortalecer a atuação dos órgãos responsáveis pela segurança pública na região.
Além da discussão sobre a reabertura da unidade, a aula pública também promoveu reflexões sobre os desafios da segurança pública e dos direitos institucionais, reunindo representantes da advocacia, estudantes e membros da sociedade civil.


COMENTÁRIOS