Prefeitura de Delmiro Gouveia anuncia abertura de inscrições para a instalação de mais de 110 cisternas
Iniciativa em parceria com os governos Estadual e Federal visa garantir acesso à água para famílias da zona rural de Delmiro Gouveia
Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia. Imagem: Divulgação A Prefeitura de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com a SEAGRI-Alagoas e o Governo Federal, anunciou nesta semana a abertura das inscrições para o Programa Cisternas. Ao todo, serão destinadas mais de 110 cisternas para famílias residentes na zona rural do município, com o objetivo de levar dignidade e segurança hídrica para quem mais sofre com a escassez de água.
As inscrições ocorrem entre os dias 02 e 06 de fevereiro. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Avenida Mestre Henrique, 1018, bairro Novo, portando RG, CPF, NIS e um número de telefone para contato.
O programa é voltado para famílias rurais de baixa renda, atingidas pela seca ou falta regular de água adequada para o consumo. Para a seleção, a gestão municipal priorizará:
- Famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza;
- Famílias beneficiárias do Bolsa Família ou chefiadas por mulheres;
- Residências com maior número de crianças de 0 a 6 anos ou em idade escolar;
- Famílias que possuam pessoas com necessidades especiais entre seus membros.
Para participar, a família deve atender a critérios obrigatórios, como não possuir acesso à 1ª Água (reservatório próprio ou rede de abastecimento) e residir permanentemente na casa e na comunidade. Além disso, a residência não pode possuir telhado de amianto e deve ter uma área mínima de telhado de 40 m² para a captação da água. O terreno também deve possuir espaço adequado para a construção, respeitando a distância mínima de 10 metros de fossas, currais ou árvores com raízes ramificadas.
De acordo com a gestão municipal, essa ação foca em buscar soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida no campo."É água na porta e dignidade para o nosso sertanejo", reforçou.
Por Assessoria



COMENTÁRIOS