Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,24/07/2024

  • A +
  • A -

Passagem de Rafah deve ser reaberta e pode abrir caminho para brasileiros neste domingo

Autoridade palestina e uma fonte médica egípcia disseram que a suspensão se deveu a problemas para levar pacientes médicos de dentro de Gaza para Rafah


Passagem de Rafah deve ser reaberta e pode abrir caminho para brasileiros neste domingo Imagem: Reprodução

A passagem da fronteira de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, deve voltar a ser aberta no domingo (12), permitindo que estrangeiros e familiares continuem deixando o local, que é atacado por Israel em resposta aos atentados do grupo Hamas.

A reabertura da passagem, que fica na fronteira com o Egito, foi anunciada por autoridade local. A informação ainda não foi confirmada pelo Itamaraty.

Um grupo de 34 brasileiros e familiares tenta deixar a Faixa de Gaza, com ajuda do governo brasileiro. O governo de Israel incluiu os nomes entre os que poderiam cruzar a fronteira e deixar a região. Eles chegaram a se dirigir até os portões de Rafah, na sexta-feira (10), mas um novo fechamento da passagem impediu a saída.

A saída dos estrangeiros de Gaza depende primeiro que todas as ambulâncias com feridos sejam autorizadas a passar. Os veículos têm sido impedidos de sair por causa de ataques na região onde estão localizados os hospitais no Norte de Gaza. Com isso, não há como garantir a saída das ambulâncias em segurança.

Os nomes dos 34 brasileiros e familiares foram incluídos na lista de estrangeiros a autorizados a deixar Gaza na noite de quinta-feira (9), no horário de Brasília.

Impedidos de deixar Gaza, parte dos brasileiros ficou no abrigo em Rafah, próximo da fronteira, e outro grupo, do qual faz parte Hasan Rabee, retornou a Khan Yunis para ficar na casa de familiares.

Das 34 pessoas à espera de viajar ao Brasil, 22 têm dupla nacionalidade brasileira-palestina, nove são palestinos e dois de outros países. Quinze integrantes são menores de idade, sendo três deles bebês e seis crianças.

Desde 1º de novembro, seis listas de estrangeiros autorizados a atravessar a fronteira foram divulgadas – nenhuma delas com brasileiros. Até o momento, aproximadamente 3.432 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza.


Saída de brasileiros

Após a saída, o grupo de brasileiros fará um trajeto de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Egito. É neste local onde uma aeronave da Presidência da República já espera os brasileiros, no Cairo, para fazer a viagem de volta ao Brasil.

Além de suprimentos humanitários, o avião está tripulado com médico, enfermeiro e psicólogo que auxiliarão a todos. A expectativa é de que o primeiro voo com repatriados de Gaza chegue ao Brasil no próximo domingo (12).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login