• Delmiro Gouveia, 22/05/2026
  • A +
  • A -

Gambá fêmea ferida é resgatada em Delmiro Gouveia

O animal estava com uma lesão na cabeça e sem conseguir movimentar a parte inferior do corpo


Gambá fêmea ferida é resgatada em Delmiro Gouveia Imagem: Divulgação
Publicidade

Uma fêmea de gambá, conhecida popularmente como cassaco, foi resgatada nesta terça-feira (19) em Delmiro Gouveia após ser encontrada carregando seus filhotes e apresentando graves ferimentos. O animal estava com uma lesão na cabeça e sem conseguir movimentar a parte inferior do corpo.

De acordo com as informações, há indícios de que a gambá possa ter sido agredida, possivelmente por pessoas que agiram por medo ou desinformação sobre a espécie.

Especialistas alertam que, apesar da fama injustamente atribuída ao animal, o cassaco não é considerado agressivo e desempenha um papel importante no equilíbrio ambiental. A espécie auxilia no controle de insetos, escorpiões, cobras e ainda contribui para a limpeza natural do ambiente.

Além do impacto ambiental, maltratar animais silvestres é considerado crime ambiental e pode resultar em penalidades previstas na legislação.

A orientação para casos de encontro com animais silvestres em áreas urbanas ou residências é evitar qualquer tipo de agressão, tentativa de captura sem preparo ou ações violentas. O procedimento recomendado é acionar os órgãos responsáveis, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que possui equipes capacitadas para realizar a captura e o manejo adequado.

O caso reforça a importância da conscientização e da preservação da fauna, destacando que proteger os animais silvestres também significa cuidar do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida da população.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.