Encontro entre JHC e Lula Cabeleireira gera reação e intensifica clima de disputa em Alagoas
Nos bastidores, o encontro foi interpretado como uma tentativa clara de JHC de furar o bloqueio político no interior e avançar sobre redutos tradicionalmente ligados ao grupo governista
João Henrique Caldas (JHC) e Lula Cabeleira. Foto: Divulgação O ex-prefeito de Maceió e pré-candidato ao Governo de Alagoas, João Henrique Caldas (JHC), esteve em Delmiro Gouveia nesta quinta-feira (16) e protagonizou um encontro que acendeu o alerta nos bastidores da política alagoana.
Durante a visita, JHC se reuniu com o empresário e ex-prefeito do município, Luiz Carlos Costa, conhecido como Lula Cabeleireira — uma das principais lideranças do sertão e figura historicamente ligada ao MDB.
O encontro foi registrado em fotos e divulgado nas redes sociais pelo próprio JHC, que não economizou elogios. “Hoje tive a honra de estar com um gigante do sertão… Seguimos em frente, sem ódio e sem medo”, escreveu.
Por trás do tom amistoso, o gesto tem peso político. Lula Cabeleireira é pai da prefeita Ziane Costa, e ambos integram o MDB, partido comandado em Alagoas pelo senador Renan Calheiros, que já trabalha para viabilizar a candidatura do senador e ex-governador Renan Filho ao governo em 2026.
Do outro lado, JHC, hoje no PSDB após deixar o PL no limite da janela partidária, se posiciona como um dos principais nomes fora da órbita do grupo dos Calheiros. A aproximação com uma liderança diretamente ligada ao MDB, portanto, não passa despercebida — e muito menos é tratada como um movimento casual.
Nos bastidores, o encontro foi interpretado como uma tentativa clara de JHC de furar o bloqueio político no interior e avançar sobre redutos tradicionalmente ligados ao grupo governista. O sertão, nesse cenário, é peça-chave — e Delmiro Gouveia, um ponto estratégico.
A movimentação também tensiona ainda mais o cenário político estadual, que já carrega a histórica rivalidade entre o grupo dos Calheiros e o ex-governador Teotônio Vilela Filho, aliado político de JHC dentro do PSDB.
A repercussão foi imediata. Em meio às especulações, a prefeita Ziane Costa tratou de se posicionar publicamente, em uma publicação nas redes sociais interpretada como resposta direta ao episódio.
“Um grupo que trabalha unido, com compromisso e dedicação, fazendo a nossa cidade crescer a cada dia. Seguimos juntos, mais uma vez, construindo um futuro melhor para todos”, escreveu.
A declaração foi vista como um movimento para conter ruídos e reafirmar fidelidade ao grupo dos Calheiros, diante do impacto político da aproximação entre JHC e Lula Cabeleireira.
Mesmo sem declarações oficiais sobre alianças, o episódio escancara o início antecipado da disputa de 2026. E deixa claro que, nos bastidores, o jogo político em Alagoas já começou — e deve ganhar novos capítulos nos próximos meses.


COMENTÁRIOS