Delmiro Gouveia: Vereadores aprovam requerimento que pede esclarecimentos ao Poder Executivo



Por Marcos Maciel em 21/02/2019 - 22:23 hs

Delmiro Gouveia: Vereadores aprovam requerimento que pede esclarecimentos ao Poder Executivo
Vereadores durante a sessão dessa quinta-feira, 21, - Foto: Marcos Maciel

A ausência dos vereadores da base governista de Delmiro Gouveia não foi o suficiente para impedir a aprovação do requerimento de nº 002/2019 que solicita a presença da secretária municipal de Administração no plenário da Casa Legislativa, para prestar esclarecimentos sobre a gestão de recursos humanos do município.

Assinado pelos parlamentares Marcos Costa, Enoque Batista, Cacau Correia, Raimundo Valter Benicio (Casagrande), Júnior Lisboa e Francisco de Assis Pereira de Sá (Kinho), o documento foi protocolado na última segunda-feira (18), e seguindo o regimento interno, deveria entrar na ordem do dia dessa quinta-feira (21) na Casa Legislativa, porém, não foi colocado em pauta pelo presidente Ezequiel de Carvalho Costa (PSB) que se quer compareceu à sessão. Além do presidente, os vereadores Pedro Paulo Oliveira de Farias (PT), Fabíola Marques (PSL), Geraldo Xavier (PSD) e Henriqueta Cardeal (DEM) não compareceram à Câmara Municipal.

Segundo o discurso dos vereadores durante a sessão dessa quinta-feira (21), o presidente teria declarado problemas de saúde pessoal para o não comparecimento a Casa Legislativa.

Seguindo o regimento interno da Câmara Municipal, com a ausência do primeiro, segundo e terceiro presidente, o primeiro secretário, Francisco de Assis (Kinho), deu início a sessão convocando o vereador Enoque Batista para compor a mesa diretora como 1º secretário e o vereador Júnior Lisboa 2º secretário.

Sem número suficiente para deliberação da ordem do dia, o vereador Enoque Batista leu o livro contendo o nome de todos parlamentares que compõem a Casa Legislativa, onde registrou a presença de cinco vereadores. Em seguida o vereador Júnior Lisboa leu a ata da sessão anterior e foi liberada a tribuna para uso do vereador Cacau Correia, que justificou o pedido de requerimento.

“Cabe a Câmara Municipal cobrar mais atitudes e esclarecimentos à Prefeitura, já que tem muitas coisas que não ficam claras. Nem quando se é solicitado consegue-se os documentos com facilidade, isso é o que a administração tem em comum, quanto menos informação, menos o cidadão vai cobrar do seu prefeito, parece que essa é a tática usada em Delmiro Gouveia”, pontuou.

Nossa reportagem questionou a Cacau Correia, porque só agora os parlamentares têm acelerado os pedidos de esclarecimentos ao município. Em respostas o vereador informou que desde-o ano passado a Casa tem solicitado esclarecimentos sobre alguns assuntos relacionados ao Poder Executivo e apresentou documentos que provam a ação dos parlamentares nesse sentido.

No decorrer da sessão, com chegada do vereador Marcos Costa, o vereador Cacau Correia pediu ao presidente interino que colocasse o requerimento que pede esclarecimentos ao Poder Executivo na ordem do dia, que foi apreciado e aprovado pelos vereadores presentes.

Vale ressaltar que dos cinco vereadores da Sala de Comissão de Justiça, Legislação, Educação, Saúde e Redação Final que assinaram os requerimentos no ano passado, direcionados ao Poder Executivo, só três compõem o atual grupo dos seis que pedem novos esclarecimentos a Prefeitura Municipal. São eles: Júnior Lisboa, Marcos Costa e Cacau Correia. Os outros dois, Fabíola Marques e Henriqueta Eva Cardeal fazem parte do grupo de situação.

Confira abaixo os documentos:

 

 



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !