Irã diz que mudança de Trump sobre sanções é "jogo psicológico e midiático"
Presidente americano havia falado em suspender medidas contra o país, mas voltou atrás

Nesta segunda-feira (30), o Irã descreveu a mudança de posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de suspender as sanções econômicas contra Teerã como “jogos” que não visam resolver os problemas entre os dois países.
“Esses desdobramentos devem ser vistos mais como parte de jogos psicológicos e midiáticos, em vez de declarações sérias voltadas para negociação ou resolução de problemas”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei, em entrevista coletiva.
Trump afirmou na sexta-feira (27) que havia abandonado os esforços nos dias anteriores para trabalhar na possível remoção das sanções ao Irã, dando ao país uma chance de uma rápida recuperação.
Questionado sobre a possibilidade de novos bombardeios contra instalações nucleares iranianas, caso sejam considerados necessários em algum momento, ele não descartou atacar o Irã novamente.
Também durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira, Baghaei disse aos repórteres que o Irã estava “fortemente insatisfeito” com as posições e ações tomadas pelo chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi. “Somos críticos e acreditamos que ele não agiu dentro da estrutura de seus deveres e responsabilidades técnicas como Diretor-Geral da Agência”, acrescentou.
O parlamento iraniano aprovou medidas na quarta-feira (25) para suspender as inspeções da AIEA.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, indicou na sexta-feira (27) que Teerã pode rejeitar qualquer pedido do chefe da agência para visitas a instalações nucleares iranianas.
Fonte: Reuters
COMENTÁRIOS