Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Viatura clonada e falsos policiais põem bairros nobres de SP em alerta

Vídeo flagrou dois criminosos, vestidos como policiais e em uma viatura falsa, tentando entrar em condomínio de alto padrão nos Jardins


Viatura clonada e falsos policiais põem bairros nobres de SP em alerta Foto: Reprodução

São Paulo – A Polícia Civil da capital paulista procura dois criminosos que se passam por policiais, usando uma viatura clonada, para tentar entrar em condomínios de luxo mediante a apresentação de falsos mandados. A ação mais recente da dupla aconteceu na manhã de segunda-feira (3/7), nos Jardins, área nobre de São Paulo.

Em pouco tempo, as imagens das câmeras de monitoramento do prédio chegaram aos grupos de WhatsApp dos condomínios dos Jardins e bairros nobres próximos, como Itaim Bibi, Moema e Morumbi, deixando moradores em estado de alerta.

As imagens mostram que os dois criminosos usam identificações da Polícia Civil de São Paulo, como um distintivo de peito e uma camiseta da instituição.

Ambos desembarcam de uma viatura clonada, com um número de patrimônio similar ao do 70º DP (Vila Ema), delegacia da zona leste da cidade. Um deles, com um falso mandado de busca em mãos, conversa com o porteiro do local, por meio do interfone. O outro criminoso fica ao seu lado.

A viatura clonada permanece estacionada em frente à portaria. A gravação foi feita às 8h20.

Segundo informações que circularam nas mensagens de WhatsApp, os homens disseram que iriam cumprir um mandado de busca no local, mas foram barrados pelo porteiro. O funcionário avisou que chamaria um desembargador, morador do prédio, para acompanhar a diligência. Os homens, então, desistem. A polícia não confirmou se o teor do diálogo é o mesmo difundido nas mensagens.

Falsa viatura

A chefia de investigações do 70º DP foi notificada, por volta das 12h40 de segunda-feira (3/7), que uma viatura clonada, com numeração similar à da delegacia, estava circulando pelos Jardins e adjacências.

Segundo registros da Polícia Civil, o carro clonado é um Palio Weekend, preto e branco, com o número de patrimônio presente somente na lateral do veículo.

De acordo com a delegacia da zona leste, carros oficiais da Polícia Civil fixam a numeração em outros locais dos veículos. Além disso, as cores das rodas da viatura clonada são diferentes das do carro original e a fixação do giroflex (luzes giratórias acionadas em perseguições) difere da usada em viaturas.

A viatura original do 70º DP ficará recolhida até que o carro clonado seja encontrado e a dupla de criminosos, presa. Os falsos policiais continuavam sendo procurados até a publicação desta reportagem.

Conselho de Segurança

Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) dos Jardins, Rodrigo Salles recebeu o alerta sobre a viatura clonada na manhã de terça-feira (4/7).

Segundo relatou ao Metrópoles, a região registrou 12 casos semelhantes, no período entre 2017 e 2019, época da Operação Lava Jato, quando bandidos fingiam ser da Polícia Federal (PF) para invadir condomínios.

“Essas tentativas de invasão não ocorrem há muito tempo”, diz. “Com a Polícia Civil, nunca teve um caso na nossa área.”

Ainda de acordo com Salles, os condomínios dos Jardins passaram a orientar os porteiros a só permitirem a entrada de policiais após anotar as informações funcionais dos agentes e comunicar o síndico sobre a operação. “Se não conseguisse falar com o responsável no prédio, a ordem é ligar para o 190 (Polícia Militar)”, afirmou.

Coordenadora do Vizinhança Solidária da Rua Itacema e presidente do Conseg Itaim Bibi, Luzia Maziero Fernandes também recebeu o vídeo e elogiou a postura do porteiro.

“A viatura, o distintivo, as roupas da Polícia Civil… Tudo parece muito real”, disse. “A orientação é o porteiro sempre comunicar antes de permitir a entrada e, diante de uma atitude suspeita, chamar o síndico ou um morador.”

Segundo Luzia, a última invasão de condomínio noticiada no bairro foi no ano passado. Na ocasião, jovens se passaram por familiares de moradores para entrar no prédio e assaltar apartamentos.

“Roubo de residência tem pouco. [Ocorre] um furto ou outro no Jardim Europa e Jardim Paulista”, afirmou.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login