Seja bem-vindo
Delmiro Gouveia,08/05/2025

  • A +
  • A -

Trump confirma acordo comercial com Reino Unido

Presidente dos EUA disse que detalhes serão finalizados em documento nas próximas semanas


Trump confirma acordo comercial com Reino Unido Presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Foto: Sarah Meyssonnier/POOL/AFP ... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/mundo/donald-trump-lanca-a-propria-criptomoeda-que-tem-valorizacao-bilionaria/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela leg
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciaram nesta quinta-feira (8) um acordo comercial que mantém uma tarifa de 10% sobre os produtos importados britânicos, enquanto Londres concordou em reduzir suas tarifas de 5,1% para 1,8% e oferecer maior acesso aos produtos norte-americanos.

O acordo anunciado por Trump no Salão Oval foi o primeiro desde que ele desencadeou uma guerra comercial global com uma enxurrada de taxas sobre os parceiros comerciais após seu retorno à Casa Branca em janeiro.

“Isso abre um mercado enorme para nós”, disse Trump.

“Este é um dia realmente fantástico e histórico”, disse Starmer por telefone.

Os EUA têm sido pressionados pelos investidores a fechar acordos para diminuir a escalada de sua guerra tarifária, depois que a política frequentemente caótica de Trump derrubou o comércio global, ameaçando aumentar a inflação e provocar uma recessão.

As principais autoridades dos EUA se envolveram em uma série de reuniões com parceiros desde que o presidente, em 2 de abril, impôs uma tarifa de 10% sobre a maioria dos países, junto de taxas mais altas para muitos, que foram então suspensas por 90 dias.

Com a economia britânica buscando o crescimento, as tarifas aumentaram a pressão sobre o governo de Starmer.

Starmer tem buscado construir novas relações comerciais pós-Brexit com os EUA, a China e a União Europeia, sem se aproximar tanto de um bloco a ponto de irritar os outros.

Economistas disseram que o impacto econômico imediato de um acordo tarifário provavelmente será limitado, mas que os acordos em geral ajudarão no crescimento de longo prazo. O Reino Unido fechou um acordo de livre comércio com a Índia nesta semana.


Fonte: CNN Brasil




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.