Câmara aprova texto-base da Previdência e presidente Jair Bolsonaro agradece

Agora os parlamentares precisam analisar emendas e destaques apresentados pelos partidos para tentar alterar pontos específicos da proposta.


Por Marcos Maciel em 10/07/2019 - 22:37 hs

Câmara aprova texto-base da Previdência e presidente Jair Bolsonaro agradece
Plenário da Câmara antes da votação da reforma da Previdência Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira, 10, a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência por 379 votos favoráveis contra 131 contrários. Agora os parlamentares precisam analisar emendas e destaques apresentados pelos partidos para tentar alterar pontos específicos da proposta.

A reforma da Previdência é uma das principais apostas da equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para sanear as contas públicas do governo, que previa uma economia de pelo menos R$ 1 trilhão em 10 anos. Com as mudanças em parte do texto durante a tramitação do projeto no Congresso, não se sabe ao certo de quanto será a economia.

O processo de votação do projeto começou na terça-feira, 9 de julho e avançou pela madrugada, mas o governo conseguiu apenas superar as manobras regimentais da oposição para postergar a análise da matéria.

Houve forte pressão para que o governo cedesse em mudanças nas regras para professores e para policiais. Os professores não foram retirados da reforma, mas houve redução da idade mínima para as professoras. No caso dos policiais, o governo adotou o entendimento de que a categoria já está contemplada com o direito à integralidade para quem ingressou no serviço até a aprovação da reforma da Previdência.

Em sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro saudou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e disse que o país está mais próximo “de entrar no caminho do emprego e da prosperidade”, depois de o plenário da Casa aprovar o texto-base da reforma da Previdência.

“Cumprimento a Câmara dos Deputados, na pessoa do seu presidente, Rodrigo Maia, pela aprovação, em 1º turno (379 x 131), da PEC da nova Previdência. O Brasil está cada vez mais próximo de entrar no caminho do emprego e da prosperidade, publicou.

*Com Poder 360

 



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !