Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Quase mil hectares foram queimados em fevereiro em todo o Brasil, aponta Ipam

Número representa um aumento de 410% em relação ao mesmo período de 2023

Fonte: CNN Brasil
Quase mil hectares foram queimados em fevereiro em todo o Brasil, aponta Ipam Imagem: Reprodução

Apenas em fevereiro deste ano, 950 mil hectares foram afetados pelo fogo no Brasil. O número representa um aumento de 410% em relação ao mesmo período de 2023, é o que aponta os dados do Monitor do Fogo, iniciativa da rede MapBiomas Fogo coordenada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Da área afetada, 79% é de vegetação nativa. Os biomas mais impactados foram a Amazônia e o Cerrado, somando uma área de 750 mil hectares queimados em fevereiro.

Ao todo, em 2024, 1,98 milhão de hectares já foi queimado, o que representa um aumento de 319% em relação aos dois primeiros meses de 2023. Roraima, Pará e Amazonas correspondem a 85% de toda a área queimada neste ano no país. Roraima, especificamente, já registrou 1 milhão de hectares queimados em 2024, o que representa 54% de toda a área afetada no Brasil.

“O aumento das queimadas no estado de Roraima está diretamente relacionado ao período de seca que ocorre entre os meses de dezembro e abril, que foi agravado pelo fenômeno do El Niño”, explica Felipe Martenexen, pesquisador do Ipam.

O bioma da Amazônia concentrou 93% da área queimada no país no primeiro bimestre de 2024. Apenas em fevereiro, a área queimada no bioma chegou a 898 mil hectares, a maior área afetada no mês desde que o Monitor do Fogo começou a monitorar os incêndios na Amazônia, em 2019.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login