Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Importante gangue de crimes cibernéticos é alvo de operação internacional

Lockbit costuma exigir resgate para não vazar dados roubados de suas vítimas

Fonte: CNN Brasil
Importante gangue de crimes cibernéticos é alvo de operação internacional Imagem: Reprodução

A Lockbit, uma notória gangue de crimes cibernéticos, que exige resgate para não vazar dados roubados de suas vítimas, foi alvo de uma rara operação de forças de segurança internacionais.

A informação foi divulgada em uma postagem no site de extorsão da gangue nesta segunda-feira (19). A Agência Nacional de Crimes do Reino Unido e o Federal Bureau of Investigation (FBI) dos EUA, estariam envolvidos na ação.

“Este site está agora sob o controle da Agência Nacional do Crime do Reino Unido, trabalhando em estreita cooperação com o FBI e a força-tarefa internacional de aplicação da lei, a ‘Operação Cronos’”, dizia o post.

Um porta-voz da agência britânica confirmou que a gangue foi alvo da operação, destacando que ela estava “em andamento e em desenvolvimento”.

A Lockbit e suas afiliadas invadiram algumas das maiores organizações do mundo nos últimos meses. A gangue ganha dinheiro roubando dados confidenciais e ameaçando vazá-los se as vítimas não pagarem um resgate exorbitante.

Seus afiliados são grupos criminosos com ideias semelhantes, recrutados pelo grupo para realizar ataques usando as ferramentas de extorsão digital da Lockbit.

O ransomware é um software malicioso que criptografa dados. A Lockbit ganha dinheiro coagindo seus alvos a pagar resgate para descriptografar ou desbloquear esses dados com uma chave digital.

“Eles são o Walmart dos grupos de ransomware, o administrando como um negócio – é isso que os torna diferentes”, avaliou Jon DiMaggio, estrategista-chefe de segurança da Analyst1, uma empresa de segurança cibernética com sede nos EUA.

“Eles são sem dúvida a maior equipe de ransomware da atualidade”, destacou.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login