Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Joe Biden diz que Vladimir Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny

Presidente dos EUA destacou que opositor do presidente russo "enfrentou corajosamente corrupção e violência"

Fonte: CNN Brasil
Joe Biden diz que Vladimir Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny Imagem: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (16) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é responsável pela morte de Alexei Navalny.

“Não se engane: Putin é responsável pela morte de Navalny. Putin não visa apenas cidadãos de outros países, como vimos no que está acontecendo na Ucrânia neste momento, ele também inflige crimes terríveis ao seu próprio povo”, destacou Biden.

“Ele [Navalny] enfrentou corajosamente a corrupção, a violência e todas as coisas ruins que o governo Putin estava fazendo. Mesmo na prisão, ele foi uma voz poderosa em defesa da verdade”, afirmou Biden na Casa Branca.

O presidente norte-americano também apontou que “não está surpreso”, mas “indignado” após os relatos da morte de Alexei Navalny.

A Casa Branca busca mais informações sobre a morte de Navalny, que teria acontecido em uma colônia penal russa ao norte do Círculo Polar Ártico, para onde foi levado há menos de dois meses.

O caso impacta ainda mais as complicadas relações EUA-Rússia.

Biden pede mais ajuda à Ucrânia

Durante seu pronunciamento, Joe Biden afirmou ainda que os relatos da morte de Navalny deveriam unir os Estados Unidos para fornecer financiamento para a guerra da Ucrânia.

Os EUA têm de “fornecer financiamento para que a Ucrânia possa continuar a se defender”, observou o democrata.

A falta de mais financiamento “nunca será esquecida”, adicionou, concluindo que “o tempo está passando. Isso tem que acontecer”.

Navalny teve mal súbito, diz serviço penitenciário

O serviço penitenciário da Rússia anunciou a morte de Alexei Navalny nesta sexta-feira (16), alegando que ele teve um mal súbito após uma caminhada.

Também ressaltaram que médicos tentaram reanimá-lo por cerca de meia hora, mas sem sucesso, e que estão investigando o caso.

A mãe de Navalny afirmou que viu o filho pela última vez na prisão na segunda-feira (12) e ele estava “saudável e alegre”, segundo comentou ao canal de notícias independente russo Novaya Gazeta.

Quem é Alexei Navalny

Alexei Navalny tinha 47 anos e era conhecido como o principal opositor ao regime de Vladimir Putin, tendo organizado protestos de rua expondo acusações de corrupção no Kremlin e na economia russa.

Manchetes do mundo inteiro noticiaram o envenenamento de Navalny, em 2020, que o deixou em estado grave. O governo alemão disse que ele foi envenenado com um agente químico nervoso chamado Novichok, conclusão que foi posteriormente apoiada por outros dois laboratórios na França e na Suécia.

O opositor retornou à Rússia em 2021 e foi rapidamente preso por acusações que negou, dizendo que possuem motivação política, ficando detido desde então.

As preocupações com o bem-estar do opositor de Putin ficaram mais intensas depois que ele foi transferido para uma colônia penal ao norte do Círculo Polar Ártico.

Saiba mais sobre a vida de Navalny, seu envenenamento e as condições que enfrentava na prisão nesta matéria.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login