Conselho define ações para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Delmiro Gouveia

A reunião foi realizada na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Coronel Ulisses Luna, no Bairro Novo


Por Marcos Maciel I Editora Guia Mais em 18/05/2022 às 14:33 hs

Conselho define ações para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Delmiro Gouveia
A reunião foi realizada na Casa dos Conselhos - Foto: Marcos Maciel I Editora Guia Mais

Nesta terça-feira (17), o Conselho Municipal do Idoso de Delmiro Gouveia se reuniu para definir ações de conscientização da violência contra a pessoa idosa. A reunião foi realizada na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Coronel Ulisses Luna, no Bairro Novo.

Entre as ações, foi discutido a criação da comissão de fiscalização, além de ações educativas de combate e prevenção da violência contra pessoas idosas, conforme relatou a nossa reportagem a vice-presidente do Conselho, Maria Monteiro.

De acordo com Maria Monteiro, nos dias 13, 14 e 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, serão realizadas ações educativas de combate e prevenção a violência contra a pessoa idosa. Entre ações, está prevista a apresentação de quadrilha junina, formada por idosos.

Reativado em março deste ano, o Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas, e deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar as regras e leis aprovadas e regulamentadas.  

Além disso, o Conselho deve estar aberto a participação das diversas tendências políticas e ideológicas, o que o torna mais representativo em seu município e perante os demais organismos de poder. Por essa razão, o Conselho não deverá estar atrelado a nenhum partido político.

O Conselho Municipal deve promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações. O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa.

 



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !