Fiocruz recebe insumos para produção de 5,8 milhões de doses

Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais até 16 de julho da vacina AstraZeneca contra a covid-19.


Por R7 em 23/06/2021 às 08:32 hs

Fiocruz recebe insumos para produção de 5,8 milhões de doses
Imagem: PEDRO PAULO/DIVULGAÇÃO FIOCRUZ - 2.6.2021

Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recebe nesta quarta-feira (23) mais uma carga de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) importado para produção de 5,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19. Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais até 16 de julho.

A carga está prevista para chegar no final da tarde, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RioGaleão). A Fiocruz aguarda confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo.

"A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordo. A Fiocruz aguarda confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo", afirma a fundação em nota.

Na semana passada, a fundação entregou 5 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, chegando a um total de 58,8 milhões de doses distribuídas, sendo 54,8 milhões produzidas pela Fiocruz e 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. O número supera o da vacina CoronaVac.

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 49 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. As doses são produzidas no Brasil, com insumos importados.

A Pfizer, que é a outra vacina aplicada no país, já teve 9,8 milhões de doses entregues – dessas, 8,2 milhões já foram distribuídas para todos os estados e Distrito Federal.

Nesta terça-feira (22), chegaram ao país as primeiras 1.500 doses da vacina da Johnson, que é aplicada em dose única.

Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 123 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 dos laboratórios contratados. Mais de 88,3 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que 40% da população-alvo de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina. São mais de 64 milhões de brasileiros com essa etapa do ciclo vacinal já concluída.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !