MPF envia gastos do Governo de AL com a pandemia à CPI da Covid

O procedimento administrativo de acompanhamento de políticas pública foi instaurado em junho de 2020 e encaminhado ao Senado na última semana.


Por Poder 360 em 11/05/2021 às 18:48 hs

MPF envia gastos do Governo de AL com a pandemia à CPI da Covid
Governador de Alagoas, Renan Filho - Imagem: Divulgação/Jornal de Alagoas

O MPF-AL (Ministério Público Federal de Alagoas) está apurando os gastos do governo de Renan Filho (MDB) no combate à pandemia de covid-19. O procedimento administrativo de acompanhamento de políticas pública foi instaurado em junho de 2020 e encaminhado ao Senado na última semana.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) enviou requerimento (íntegra – 84 KB) pedindo que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado investigasse os gastos de todos os Estados brasileiros, do Distrito Federal e de municípios com mais de 200 mil pessoas.

Como resposta, a procuradora da República em Alagoas, Niedja Gorete de Almeida Rocha Kaspary, apresentou à comissão os resultados obtidos até o momento na investigação do MPF-AL.

O documento (íntegra – 30 MB) foi atualizado pela última vez em 6 de maio deste ano.

Ciro Nogueira e Renan Calheiros (MDB-AL), pai do governador de Alagoas, estão em lados opostos na CPI da Covid e chegaram a discutir em alguns momentos.

O senador do PP tentou, sem sucesso, barrar a nomeação de Calheiros como relator da CPI. Nogueira é aliado do presidente Jair Bolsonaro, que criticou Calheiros e acusou Renan Filho de desviar recursos.

Sabe o que eu diria para o senador? Prezado senador, frase não mata ninguém. O que mata é desvio de recurso público, que seu estado desviou. Vamos investigar seu filho que a gente resolve o problema. Desvio mata. Frase não mata”, disse Bolsonaro em live transmitida na última 5ª feira (6.mai) em seus perfis nas redes sociais.

Calheiros é o integrante do colegiado que menos vota favoravelmente ao governo em suas pautas, segundo levantamento da plataforma de acompanhamento político Inteligov.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !