Seja bem-vindo
Delmiro Gouveia,02/08/2025

  • A +
  • A -

Zambelli foi capturada, diz embaixador do Brasil na Itália

Renato Mosca rebate versão da defesa; advogado afirma que parlamentar se apresentou às autoridades italianas


Zambelli foi capturada, diz embaixador do Brasil na Itália Zambelli foi condenada pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Publicidade

O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, afirmou à CNN que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi capturada pela polícia italiana e não se entregou de maneira espontânea, como sustenta a defesa da parlamentar.

“Essa é uma questão importante de se esclarecer. Ela foi capturada conforme a solicitação da Interpol. Não houve gesto dela de se apresentar. Ela [Zambelli] constrói uma narrativa que não tem base na realidade.”, disse.

A versão dos advogados é de que ela se entregou voluntariamente, apesar de a Polícia Federal e o Ministério da Justiça negarem a afirmação. Zambelli figurava na lista de procurados da Interpol desde junho.

À CNN, Renato Mosca confirma que a prisão ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli relatar o endereço da parlamentar brasileira às autoridades italianas.

O embaixador diz que as diligências já estavam sendo feitas há meses a partir de diversas fontes de informação. A polícia local recebeu relatos de viagens de Zambelli a duas regiões da Itália: Veneto e Toscana, onde esteve para visitar parentes.

Mosca cita ainda que a exposição de Zambelli na internet como um agravante para identificação e prisão da parlamentar. Apesar do bloqueio das redes por determinação de Moraes, a deputada continuou ativa em perfis paralelos.

Há duas semanas, a parlamentar fez críticas à taxação de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Justiça italiana

A justiça do país tem 48 horas para decidir se mantém a prisão de Zambelli e em que condições. O embaixador brasileiro acredita que Zambelli continuará presa em regime fechado até que a justiça delibere sobre a extradição.

“Tendo em vista o precedente de fuga da deputada, há uma forte expectativa de que ela continue presa.”, disse.

O próximo passo é uma decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil. Mosca acredita em uma decisão ainda neste ano.

“A justiça italiana pode acolher ou recusar o pedido brasileiro. No máximo em seis meses tem que ter uma decisão. Agora, no segundo semestre, já teremos concluído”, completou.


Fonte: CNN Brasil

Publicidade



COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.