Eleição na Venezuela: Lula conversa com presidentes da Colômbia e do México
Presidente brasileiro conversa com Petro e Obrador a respeito da situação na Venezuela após Maduro ter sido declarado eleito e oposição reclamar sobre fraude
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversa, neste momento, com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, a respeito do resultado das eleições na Venezuela.
Uma nota conjunta de Brasil, México e Colômbia tem sido articulada pelo Itamaraty. Fontes do Itamaraty e do governo, no entanto, afirmam que não há certeza de que a declaração será divulgada após a conversa. Ressaltam que o objetivo principal do telefone é manter o diálogo estreito entre os três países em busca de uma solução para o desfecho do processo eleitoral da Venezuela.
Segundo apurou a CNN, há “divergência” sobre o formato da declaração e até mesmo uso de termos nessa manifestação sobre a eleição venezuelana, mas a situação é considerada natural e se trata de uma “negociação tranquila”.
Os países já se manifestaram individualmente pedindo transparência do resultado. Contudo, um posicionamento em grupo dos governos de esquerda aumentaria a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro. Os presidentes Lula, Petro e Obrador são líderes que ainda mantém interlocução com o regime de Maduro.
Brasil, Colômbia e México têm compartilhado visões semelhantes e adotado a cautela sobre a situação da Venezuela. A avaliação é de que, neste momento, é importante manter a capacidade de diálogo com o governo Maduro e a capacidade de atuar na negociação em busca da estabilização política do país.
A expectativa é que, após a ligação com Petro e Obrador, Lula marque a conversa solicitada por Nicolás Maduro.
COMENTÁRIOS