Fevereiro deste ano foi o mês mais quente dos últimos 4 anos em Maceió

O último mês a registrar temperaturas superiores a esta foi em abril de 2015, quando a média chegou aos 27.633Cº.


Por Lucas Thaynan/Agência Tatu em 14/03/2019 - 09:02 hs

Fevereiro deste ano foi o mês mais quente dos últimos 4 anos em Maceió
Imagem: Divulgação

A forte sensação de calor sentida pelos maceioenses, durante quase todo o mês de fevereiro deste ano, não foi por acaso. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), analisados pela reportagem da Agência Tatu, mostram que, no mês passado, a capital alagoana teve a maior média de temperatura dos últimos 4 anos.

O mês de fevereiro terminou com a temperatura compensada média em 27.118Cº. O último mês a registrar temperaturas superiores a esta foi em abril de 2015, quando a média chegou aos 27.633Cº.

As causas da “onda de calor”

Segundo o meteorologista Emanuel Teixeira, o motivo da alta nas temperaturas em Maceió, no início deste ano, se deu pela combinação de dois fenômenos climáticos em atuação no Nordeste.

“Uma das razões que fez elevar as temperaturas em Maceió é que estamos no ano de El Niño, onde geralmente as temperaturas se elevam um pouco. Mas um outro fator foi um sistema bastante atuante aqui na região, que é o VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis). Este sistema é um dos principais causadores e inibidores de chuva, e com isso também deixou o tempo aberto, com alto índice de calor”, explica o especialista.

O sistema VCAN é formado pelo movimento dos ventos em forma circular, onde as nuvens ficam concentradas na borda da circunferência. As regiões que estão no centro deste sistema, como Maceió – nestes primeiros dois meses do ano -, registra pouca formação de nuvens, o que faz elevar as temperaturas.

Crédito foto: Lucas Thaynan/Agência Tatu


DADOS ABERTOS – Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !