Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula se encontra com reitores em meio a possível greve em universidades federais

Paralisações estão previstas em 18 instituições a partir da próxima segunda-feira (15)

Fonte: CNN Brasil
Lula se encontra com reitores em meio a possível greve em universidades federais Imagem: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se encontrar, na tarde desta quinta-feira (11), com a direção da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A reunião com reitores foi convocada em meio ao indicativo de greve por sindicatos que representam, ao menos, 18 universidades federais, que já deliberaram a favor de greve a partir da próxima segunda-feira (15).

A ministra da Gestão e Inovação, Ester Dweck, e o ministro da Educação, Camilo Santana, também participam do encontro. A cobrança de servidores por reajuste salarial e os movimentos de greve já deflagrados nas instituições de ensino devem estar na pauta.

Segundo levantamento da Andifes, já estão em greve servidores da Universidade Federal do Rio Grande (RS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (MG).

Paralisações também já estão definidas, a partir do dia 15, nas seguintes instituições:

UFOP (MG);

UFPel (RS);

UFPE (PE);

UFPA (PA);

UnB (DF);

UFV (MG);

UFMA (MA);

UFC (CE);

UFCA (GO);

Unilab;

Ufes (ES);

UFPR (PR);

UTFPR (PR);

UFJF (MG);

UFSB (BA);

Cefet-MG;

IFPT (PR);

e Unifespa (PA).

Outras 8 universidades estão em estado de greve, ou seja, estão em alerta para deflagrar greve a qualquer momento. São elas:

UFSJ (MG);

Unirio (RJ);

UFRRJ (RJ);

UFSM (RS);

Unipampa (RS);

Unila (PR);

UFVJM (MG);

e UFMT (MT).

Professores e funcionários técnico-administrativos de institutos federais – não ligados à Andifes – também já deflagraram greve.

Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), ao menos 445 unidades aderiram ao movimento até a última terça-feira (9). As aulas, na maioria das instituições, estão suspensas.

Os servidores reivindicam reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas do governo anterior e recomposição do orçamento das instituições educacionais. O movimento também pede reajuste imediato dos auxílios e bolsas de estudantes.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login