Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

STF muda as regras e inclui todos os partidos na última fase da divisão das sobras eleitorais

Para o comentarista de política da Editora Guia Mais, Luciano Aguiar, a medida redemocratiza a participação dos candidatos e partidos considerados de menor expressão nas próximas eleições


STF muda as regras e inclui todos os partidos na última fase da divisão das sobras eleitorais Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Divulgação/CNJ

Na última quarta-feira (28/02), o Supremo Tribunal Federal (STF) mudou as regras para o cálculo eleitoral das próximas eleições e incluiu todos os partidos na última fase da divisão das sobras eleitorais. 

A medida derrubou a cláusula de desempenho, que exigia o atingimento de 80% do quociente eleitoral, para os partidos, e 20% para os candidatos. A regra havia sido introduzida no Código Eleitoral em 1º de outubro de 2021, pela Lei nº 14.211. 

A decisão do STF atendeu a uma ação dos partidos Rede Sustentabilidade, Podemos e PSB, que contestava trechos da minirreforma eleitoral. 

Para o comentarista de política da Editora Guia Mais, Luciano Aguiar, a medida redemocratiza a participação dos candidatos e partidos considerados de menor expressão nas próximas eleições.

Segundo Aguiar, a medida do STF também muda o jogo nas eleições proporcionais para as Câmaras de vereadores e parlamentos brasileiros. 

Confira no vídeo abaixo:

*Matéria atualizada às 20h




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login