Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Alagoas reduz em 37,50% o número de crimes violentos durante o Carnaval

Estado teve o Carnaval mais seguro da série histórica, segundo a SSP


Alagoas reduz em 37,50% o número de crimes violentos durante o Carnaval Dados foram apresentados nesta quinta-feira (15). Foto: Assessoria

Alagoas registrou em 2024 o carnaval mais seguro da série histórica, com redução de 37,50% do número de crimes violentos letais intencionais (CVLI). Como nos últimos três anos, também não houve nenhum registro de feminicídios em todo o estado. Os dados positivos da segurança pública no período carnavalesco foram apresentados nesta quinta-feira (15), durante entrevista coletiva concedida pelo governador Paulo Dantas e todos os gestores da área de Segurança Pública, no Palácio República dos Palmares.

“No carnaval de 2024, nós tivemos o melhor resultado comparando com todos os outros carnavais que foram aferidos pela série histórica desde 2012. O segundo melhor ano foi o ano de 2023. Nós prometemos ao povo de Alagoas, na eleição de 2022, que nada ia parar, que nós íamos promover uma gestão com proximidade, com transparência, buscando fazer concurso público, inovando, trazendo ciência, tecnologia, fazendo com que o povo de Alagoas tenha um estado totalmente pacificado e capaz de atrair novos investimentos”, enfatizou o governador Paulo Dantas.

Paulo Dantas atribuiu os bons resultados da Segurança Pública a todos os gestores e, em especial, a todos servidores que atuaram para garantir a vida dos cidadãos alagoanos. “Quero parabenizar em especial aos policiais militares, policiais civis, bombeiros, penais, aos peritos da Polícia Científica, por se dedicarem a salvar vidas no carnaval e por todos esses meses que nós estamos à frente do governo de Alagoas”, agradeceu.

Ele ressaltou que os indicadores da Segurança Pública vêm melhorando mês a mês graças ao combate efetivo à criminalidade. “Isso requer uma dedicação, um foco, uma disciplina extraordinária e é isso que as mulheres e os homens da área da Segurança Pública estão fazendo”, enfatizou o governador. “Ainda não é motivo para comemorações, pois isso só será possível quando zerarmos totalmente os números de crimes em Alagoas e estamos trabalhando para isso”, completou.

O governador ainda parabenizou delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, por estar levando salas Lilás para as unidades policiais no interior do Estado. As salas Lilás propiciam um atendimento diferenciado às mulheres vítimas de violência.

Carnaval Seguro

O secretário-executivo de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública, delegado José Carlos André dos Santos, apresentou os dados do carnaval 2024, que compreende o período das 18 horas de sexta-feira (9) às 12 horas do dia 14 (Quarta-Feira de Cinzas). Em 2024, foram registrados 10 crimes violentos letais intencionais, uma redução de 37,50% em relação ao ano anterior. “Em 2023, nós já tínhamos tido o carnaval mais seguro da série histórica – foram 16 crimes violentos letais intencionais. Nesse ano, houve uma redução maior ainda, 37,50%, nesse período”, afirmou José Carlos.

De acordo com o delegado, dos 10 crimes violentos letais intencionais registrados nos seis dias de carnaval, com exceção do segundo dia, quando houve seis homicídios, os demais foram extremamente baixos quando não zerados, como foi, por exemplo, o quarto dia. Em Maceió, no período carnavalesco, foram registradas em 2024 cinco CVLI, três ocorrências a mais do que em 2023.

Em relação ao roubo de veículos, houve uma ocorrência a mais do que em 2023. No ano passado, foram cinco roubos de veículos, contra seis este ano. Em relação a motos, houve quatro ocorrências a mais, 13 em 2023, e 17 em 2024. 

“Em Maceió nós também tivemos uma queda de roubo a transeuntes, com o registro de 46 ocorrências em 2023, e 29 este ano, uma redução de quase 37%. Em relação a roubo a transeuntes em coletivos, foi zerado em 2023, também foi zerado em 2024”, informou o secretário executivo da SSP. “Nenhum cidadão maceioense ou alagoano ou turista que esteve na capital, sofreu um crime de roubo dentro de algum transporte coletivo”, completou.

“Em relação a acidentes de trânsito com vítimas, em 2021, foram 16 vítimas, em 2022, foram 13, em 2023, 9, em 2024, 11. Afogamentos com morte, em 2021 foram duas ocorrências, em 2022, sete, em 2023, três, e em 2024, quatro”, finalizou José Carlos.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, agradeceu ao governador pelos investimentos na Segurança Pública, que vão apresentando os resultados, como a redução da violência no período de carnaval. Ele agradeceu a todos que fazem a Segurança Pública, que atuaram no período de carnaval, em especial às equipes do Corpo de Bombeiros, que tiveram que atender diversas ocorrências de quedas de árvores por causa das fortes chuvas que atingiram Maceió no sábado de carnaval, além da ocorrência de um incêndio no bairro de Ponta Verde. 

“O sábado foi muito difícil. Nós tivemos uma ocorrência de um incêndio em um apartamento, em que os bombeiros mostraram todo o seu profissionalismo”, lembrou Saraiva. Ele também agradeceu ao Poder Judiciário, que possibilitou o cumprimento de mandados de prisão em todo o carnaval, além de visita a presos que estão cumprindo medidas cautelares na prisão.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sério Verçosa, explicou que a instituição teve um grande pico de chamados no sábado de carnaval, devido às fortes chuvas que atingiram Maceió. “Mas dentro do nosso planejamento, nos organizamos e conseguimos montar equipes, fizemos vários cortes de árvores, desobstruindo vias de acesso, árvores que tinham caído sob as casas, e conseguimos assim ajudar os cidadãos de forma exitosa”, acentuou.

O secretário de Governo, Victor Pereira, disse que sem os homens e mulheres que atuam na área, os bons registros da Segurança Pública não seriam possíveis. “Nós tivemos, por ordem do governador, o maior número de trabalhadores de segurança no carnaval. Então, esse resultado que nós alcançamos agora é pela mobilização, pelo trabalho e pelo esforço de todos esses trabalhadores do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Polícia Civil, Seris [Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social], Seprev [Secretaria De Prevenção à Violência] e Polícia Científica”, contextualizou o secretário.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login