Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ucrânia se organiza para contra-atacar a Rússia. E o timing será fundamental

Forças ucranianas aguardam por uma grande "batalha decisiva" que pode acontecer ainda nesta primavera. Apoio do Ocidente tem sido de grande importância para esses preparativos


Ucrânia se organiza para contra-atacar a Rússia. E o timing será fundamental Militares ucranianos - Foto: Enes Yildirim/Anadolu Agency via Getty Images

“Enfrente a tempestade, esgote o inimigo e depois contra-ataque”. Este tem sido o mantra dos militares da Ucrânia há meses, repetido por altos funcionários dos EUA e da OTAN desde o inverno.

Parece um tanto complicado. Mas pode ser executado e, em caso afirmativo, onde, quando e com quê? Mesmo os próprios ucranianos podem ainda não saber enquanto estudam a linha de frente de 1.000 quilômetros em busca de vulnerabilidades russas, assim como fizeram ao lançar repentinamente a ofensiva surpresa de setembro na região nordeste de Kharkiv.

Mas eles estão cientes de que será um capítulo crucial no conflito. O major-general Kyrylo Budanov, chefe da Inteligência de Defesa da Ucrânia, disse em uma entrevista no mês passado que a Rússia e a Ucrânia travarão “uma batalha decisiva nesta primavera”.

Isso sugere que os ucranianos podem levar seu tempo para maximizar as capacidades. As previsões são uma missão tola; haverá muito blefe e desinformação sobre as intenções nas próximas semanas. Mas os preparativos estão bem encaminhados.

As pré-condições essenciais para uma contra-ofensiva ucraniana incluem a conclusão do treinamento e integração de novas unidades, degradação da retaguarda russa, uma cadeia logística resiliente e inteligência em tempo real.

A “imagem da inteligência informará coisas como onde pode haver pontos fracos nas implantações defensivas russas, bem como locais de QG, logística e locais de força de reserva russos”, disse Mick Ryan, ex-general do exército australiano que esteve recentemente na Ucrânia.

A Ucrânia está levantando vários novos corpos, cada um dos quais incluiria vários milhares de soldados. “Incluídos neles não estarão apenas novos tanques ocidentais, veículos de combate de infantaria, veículos com rodas e outros equipamentos, mas também muitos equipamentos de engenharia”, disse Ryan à CNN.

Essas unidades podem estar quase prontas. “Fontes ucranianas já telegrafaram que estão formando ou formaram de seis a nove novas brigadas para contra-ofensivas”, disse Kateryna Stepanenko, do Institute for the Study of War (ISW) em Washington DC.

Ryan diz que essas ofensivas ambiciosas consomem grandes quantidades de combustível, munições, alimentos, suprimentos médicos e equipamentos sobressalentes. A cadeia logística – que pode ser mais prejudicada pelo mau tempo do que pela blindagem – é extremamente importante.

Onde e quando?

Oficiais graduados dos EUA e da Ucrânia realizaram simulações de “mesa” no mês passado. O chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Mark Milley, disse: “Os ucranianos estão movendo as coisas nesses mapas para determinar qual é o melhor curso de ação e determinam as vantagens e desvantagens dos riscos associados”.

Uma pista – embora possa estar bem camuflada – serão as operações para atacar centros logísticos, bases de retaguarda e depósitos de munição bem atrás das linhas de frente russas, tanto com armas ocidentais de longo alcance, como o HIMARS, quanto com operações de sabotagem. Já houve um aumento desses ataques no sul de Zaporizhzhia e na Crimeia.

Ryan, que escreve o boletim Futura Doctrina, disse: “Poderíamos razoavelmente esperar uma ação ofensiva provavelmente de diferentes escalas em pelo menos dois (e possivelmente mais) locais no leste e no sul”, pelo menos para confundir os russos sobre onde o principal impulso vai acontecer.

O sul representa o maior dividendo: uma oportunidade de dividir o corredor terrestre russo para a Crimeia ocupada e recuperar algumas das melhores terras agrícolas da Ucrânia. Além de Mariupol, grande parte do sul sofreu menos destruição do que as cidades do leste da Ucrânia.

Um ataque bem-sucedido ao sul tornaria a defesa da Rússia de partes de Kherson ainda insustentável. Também poderia abrir caminho para a Ucrânia recuperar o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia e do canal que fornece água potável para a Crimeia.

Mas Stepanenko concorda que seria um erro focar apenas em uma área. As ofensivas no leste e no sul podem se apoiar mutuamente, apresentando aos russos desafios adicionais de logística e implantação.

Um contra-ataque na área de Bakhmut por uma força bem preparada pode sinalizar o início de uma ação ofensiva. Na semana passada, o comandante das forças terrestres ucranianas, coronel-general Oleksandr Syrskyi, esteve na área de Bakhmut e disse: “Nossa tarefa é destruir o maior número possível de inimigos e criar as condições para lançarmos uma ofensiva”.

O que há de novo?

Os ucranianos estão exibindo os equipamentos ocidentais que começaram a chegar para aprimorar suas forças terrestres. Eles enviaram equipes para treinamento em tanques Leopard 2 e Challenger na Alemanha e no Reino Unido, respectivamente.

Suas defesas antimísseis estão melhorando constantemente e, com a implantação das baterias Patriot, melhorarão ainda mais. O primeiro grupo de soldados ucranianos a treinar contra os Patriots está de volta à Europa.

Mas a integração das unidades será crítica. “A Ucrânia precisa aumentar suas capacidades de guerra de armas combinadas antes de sua contra-ofensiva. Isso requer um alto grau de coordenação entre várias brigadas ucranianas e a integração de fogos para apoiar a manobra”, disse Stepanenko no ISW.

Essa guerra não faz parte tradicionalmente do manual ucraniano e não é aprendida da noite para o dia. Enquanto a varredura por Kharkiv em setembro passado foi um triunfo e explorou as deficiências russas na área, o trabalho árduo para recuperar Kherson foi muito mais caro em pessoal e material.

Nos últimos meses, os ucranianos receberam equipamentos vitais para qualquer ação ofensiva: munições de demolição, equipamento de desminagem, capacidades de ponte móvel e MRAPs – veículos resistentes a minas.

Além disso, mais de 4 mil soldados ucranianos completaram o treinamento de armas combinadas na Alemanha, incluindo duas brigadas equipadas com veículos de combate Bradley fornecidos pelos EUA e veículos Stryker fabricados nos EUA.

Dois batalhões de infantaria motorizada, compostos por 1,2 mil soldados ucranianos, ainda estão sendo treinados na Alemanha.

O treinamento para usar equipamentos de engenharia fornecidos pelos EUA também será essencial. O último pacote de ajuda dos EUA anunciado em março incluía pontes lançadas por veículos blindados, que acompanhariam o avanço das unidades – bem como munições de demolição.

“Isso é importante porque a luta que está por vir exigirá que os ucranianos se envolvam em cruzamento de obstáculos com armas combinadas para invadir e penetrar as defesas russas, que incluem minas, fossos antitanque, dentes de dragão e o aprimoramento de obstáculos naturais”, Ryan disse.

Ele diz que “não há empreendimento militar mais difícil de planejar, orquestrar e executar”.

A ajuda ocidental procurou resolver a principal lacuna de capacidade da Ucrânia em poder de fogo móvel. “Carros blindados e veículos de combate de infantaria ajudarão a garantir que a infantaria mecanizada ucraniana possa se posicionar com segurança na zona de combate”, disse Stepanenko.

Os tanques ocidentais atuarão como a “ponta da lança”, mas a questão é se chegaram em número suficiente para fazer uma diferença decisiva. Informações de código aberto sugerem que menos de 100 tanques de batalha ocidentais estão na Ucrânia.

Resposta da Rússia

A Rússia, é claro, está ciente de que a Ucrânia está planejando novas ofensivas. Ele usou os últimos meses para construir várias camadas de defesa, especialmente no sul.

Ryan diz que, além disso, os russos provavelmente têm forças móveis de contra-ataque prontas. A coleta de informações e os ataques de longo alcance para degradar essas unidades são um elemento importante no planejamento ucraniano.

O historiador militar Stephen Biddle escreve que “defesas avançadas rasas podem ser rompidas com ataques de armas combinadas bem organizados, mas defesas profundas com reservas significativas por trás delas ainda representam problemas muito mais difíceis para os atacantes”.

Mas Biddle também afirma que o “melhor preditor individual de resultados em uma guerra real foi… o equilíbrio entre habilidade e motivação dos dois lados”, e isso pode ser um bom presságio para os ucranianos.

As forças armadas ucranianas mostraram-se ágeis, adaptáveis e inovadoras; a maioria das unidades demonstrou moral elevada em face da força superior. No ano passado, os militares ocidentais forneceram treinamento em quase todas as facetas do conflito, desde a guerra de tanques até a logística e a liderança.

Por outro lado, a mobilização de outono da Rússia não alterou o mapa do campo de batalha, e relatos de dissidência e liderança fraca em um sistema muito de cima para baixo sugerem que o tamanho das capacidades russas pode não ser igualado pelo desempenho.

O que nos traz de volta ao fator exaustão. Por três meses, as forças russas – incluindo algumas de suas melhores divisões – vêm tentando derrubar as defesas ucranianas em quatro zonas principais. Além de ganhos incrementais na área de Bakhmut, eles não fizeram praticamente nenhum progresso.

O dilema para o alto comando russo é quando e se passar do ataque para a defesa.

“Em algum momento, [suas ofensivas] provavelmente culminarão”, disse Ryan. “Eles precisarão decidir se assumirão uma postura mais defensiva nas próximas semanas para absorver ou responder a qualquer ofensiva ucraniana.”

Muitas constelações precisam se alinhar para que uma contra-ofensiva ucraniana seja bem-sucedida.

“Eles vão querer não apenas surpreender os russos com a hora e a localização de seus ataques principais e de apoio, mas também gerar um ritmo operacional que supere a capacidade russa de responder rapidamente ou no momento certo com a força certa”, Ryan disse.

O sucesso nos estágios iniciais geraria impulso. “Os ucranianos só precisam fazer uma penetração nas linhas defensivas táticas russas para então fluir através de uma torrente de forças de exploração”, o que “por sua vez poderia forçar realinhamentos russos em larga escala e retiradas de suas forças”, acrescentou Ryan.

É isso que os Estados Unidos esperam. “O que a Ucrânia quer fazer no primeiro momento possível é estabelecer ou criar impulso e estabelecer condições no campo de batalha que continuem a seu favor”, disse o secretário de Defesa Lloyd Austin em fevereiro.

Os ucranianos sabem que, tendo recebido armaduras e outros equipamentos no valor de dezenas de bilhões de dólares e treinando milhares de suas tropas, eles precisam mostrar resultados para manter a fé e o apoio da coalizão. No ano que vem, os EUA entrarão em modo eleitoral, com todas as distrações que isso provavelmente trará – algo que Moscou não perdeu ao tentar prolongar o conflito.

Os ucranianos vão querer que tudo seja testado e testado, ensaiado e ensaiado novamente, antes de se comprometerem com o que provavelmente será um episódio crucial no conflito.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login