Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Trump poderá se candidatar à Presidência em 2024?

Ex-presidente está sendo julgado por supostamente subornar uma atriz de filmes adultos para ocultar um caso extraconjugal em 2016


Trump poderá se candidatar à Presidência em 2024? O futuro político de Trump pode mudar dependendo de sua condenação - Foto: CARLOS BARRIA,/HELENA WILLIAMS/REUTERS/04.04.2023

O ex-presidente americano Donald Trump está sendo investigado por, supostamente, subornar uma atriz de filmes adultos, em 2016, e por outras acusações relacionadas a essa. Apesar das questões judiciais, o republicano ainda pode se candidatar à Casa Branca em 2024?

Não existem precedentes para casos assim nos Estados Unidos, então mesmo que Trump seja condenado, ele ainda pode concorrer às eleições. Tecnicamente, não existem objeções contra a candidatura de prisioneiros na Constituição americana. 

Para concorrer à Presidência no país, o candidato precisa ter nascido nos EUA, ter pelo menos 35 anos de idade e ter residido no país nos últimos 14 anos. Alguns delitos, apesar de ilegais, podem não contar, já que estão fora do documento.

O futuro político de Trump pode mudar dependendo de sua condenação. 

Uma sentença por ataque ao Congresso, por exemplo, pode acabar com a carreira política de qualquer candidato.

Se a 14ª Emenda da Constituição for violada, a candidatura a cargos públicos de pessoas que "se engajaram em insurreição ou rebelião" ou forneceram "ajuda ou conforto" a inimigos dos EUA é barrada.

Caso a Justiça americana comprove o envolvimento de Trump na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, o sonho do bilionário de voltar à Casa Branca está arruinado. Porém, essa é uma parte da história que ainda está em aberto.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login