Editora Guia Mais




Conheça a Cidade

Museu Regional de Delmiro Gouveia 
O Museu foi criado em 20 de fevereiro de 1989 e reúne objetos, fotografias e documentos que contam a história de Delmiro Gouveia, da Fábrica de Linhas da Pedra, da Estrada de Ferro Piranhas-Jatobá e da cidade de Tacaratu. No acervo, encontram-se peças da antiga Estação Ferroviária, a exemplo de uma locomotiva à vapor C. W. B. R., acionada a motor elétrico; da antiga Fábrica de Linha e objetos pessoais de Delmiro. O acervo de documentos é conservado em estantes envidraçadas. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8:00 às 12:00hs.
Endereço: Av. Castelo Branco, 591, Delmiro Gouveia – AL
                                                                                                                                                     Usina Angiquinho 
Inaugurada em 26 de Janeiro de 1913 pelo então empresário Delmiro Gouveia, a Usina Angiquinho está encravada no meio de um paredão de granito, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso. Sua construção representou um dos marcos do pioneirismo de Delmiro Gouveia. As duas unidades de Angiquinho, quando em funcionamento, geravam 1.500 Hp, suficientes para iniciar todo o processo que mudou o rumo histórico da região, hoje um dos mais importantes complexos hidrelétricos do mundo. A Usina possui ainda o maquinário importado da Europa no início do século e está inserida nos roteiros das agências de turismo de Paulo Afonso e Canindé do São Francisco. De Angiquinho tem-se a visão da cidade de Paulo Afonso, da Ilha do Urubu e da Cachoeira de Paulo Afonso.
Endereço: Próximo ao jardim cordeiro, Delmiro Gouveia – AL
                                                                                                                                                     Furna do Morcego
Embora esteja localizada no Município de Delmiro Gouveia a furna é vista com toda sua imponência somente pelo lado baiano. Sua área interna é de aproximadamente 20 metros de largura por 40 metros de altura e 100 metros de extensão. A furna do morcego faz parte do patrimônio cultural de Delmiro, já que foi um dos principais refúgios de Lampião, Maria Bonita e outros integrantes do bando.
                                                                                                                                                    Fábrica da Pedra
A Fábrica de Pedra foi um dos principais empreendimentos realizados por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. O prédio foi construído em 1912 e era uma das principais economias da região, produzindo material têxtil. Chamada de Companhia Agro Fabril Mercantil entrou em funcionamento em 5 de junho de 1914.Com a fábrica, o lugarejo inabitado da Pedra prosperou, ganhou posto telegráfico, estradas e os primeiros automóveis. Foi batizada de Fábrica da Pedra em homenagem à cidade.
                                                                                                                                                      Núcleo Apiário da Fazenda São Vicente
O Núcleo encontra-se na Fazenda São Vicente, em bom estado de conservação e limpeza. O visitante pode conhecer todo o processo de funcionamento da apicultura, além de experimentar e adquirir o mel produzido no local.
                                                                                                                                                    Vila de Operários
Na Vila da Pedra, além da fábrica estava localizada a vila operária, havia cassino, capela, quartel, fábrica de gelo, lavanderias, grandes armazéns e 258 casas.
                                                                                                                                                    Açude da Pedra
Também conhecido como açude do Dnocs ou "açude da pedra" 

 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !