Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo anuncia ações permanentes em reserva Yanomami em Roraima

Medidas englobam mudanças na atuação dos militares na região e coordenação política interministerial

Fonte: CNN Brasil
Governo anuncia ações permanentes em reserva Yanomami em Roraima Imagem: Reprodução

O governo federal anunciou que as ações da União na Reserva Indígena Yanomami passarão de emergenciais para permanentes.

Entre as medidas está a criação de uma “casa de governo“, órgão que representará o executivo federal no estado de Roraima e vai congregar representantes de diversos ministérios, além de uma nova organização de logística de atendimento e segurança pública.

O custo das medidas para 2024 é estimado em R$1,2 bilhão de reais e deverá ser feito por meio de crédito extraordinário.

Segundo o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, a “casa de governo” não é uma intervenção, mas um conceito que está em construção e também terá diálogo com municípios e o governo estadual.

A intenção é estudar também alternativas econômicas para a população que vive direta ou indiretamente do garimpo.

“Não se trata de uma intervenção, se trata de uma casa de governo que vai cotidianamente e não, esporadicamente, tratar a questão”, explicou Costa.

Ainda de acordo com o governo, as Forças Armadas deixarão de dar suporte logístico para envio de ajuda humanitária e saúde e devem se concentrar, em conjunto com a Polícia Federal, em ações de segurança pública.

Para isso, o Ministério de Gestão e Inovação de Serviços Públicos deve apresentar, até março, uma proposta de um contrato a longo prazo para retirar essas atribuições dos militares.

“Em 30 dias, vamos, com o Ministério da Defesa e a Polícia Federal, reestruturar a ocupação das Forças Armadas e da PF na região. Não de forma provisória, mas com presença definitiva… Será uma nova ocupação do território na fronteira do Brasil que será feita”, afirmou o ministro.

As ações foram divulgadas nesta terça-feira (09), depois de uma reunião de diversos ministérios e órgãos ambientais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há cerca de um ano, o governo decretou emergência em saúde pública para conter a crise de falta de assistência aos indígenas. Na época, Lula visitou um ponto da reserva.

O ministro Rui Costa admitiu que apesar dos números do governo apontarem para uma diminuição das invasões de garimpo e do crime organizado, o problema persiste na região.

O governo afirmou que no último ano, as ações emergenciais somam a apreensão e destruição do equivalente a R$ 600 milhões em patrimônios utilizados em crimes, como embarcações e maquinário.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login