Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula à CNN sobre os ataques de 8 de janeiro: “Bolsonaro inventou mentiras e fugiu”

Presidente disse que não imaginava que invasão aos prédios dos Três Poderes pudesse acontecer


Lula à CNN sobre os ataques de 8 de janeiro: “Bolsonaro inventou mentiras e fugiu” O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala à CNN sobre os ataques do 8 de janeiro CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse à CNN que não imaginava que algo como os ataques de 8 de janeiro pudesse acontecer no Brasil e responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ocorrido.

“Eu não imaginava que a ignorância tivesse chegado a tal ponto, sabe, de um presidente sem controle emocional, desmoralizado pela quantidade de mentiras contadas durante toda a campanha, tivesse inventado uma coisa daquela”, disse. “E o que é vergonhoso é que inventou e fugiu. Não teve coragem de participar”.

Na próxima segunda-feira (8), a invasão e destruição de prédios dos Três Poderes completa um ano.

Na ocasião, Bolsonaro não estava no Brasil, mas nos Estados Unidos, onde ficou do final de dezembro de 2022 até o fim de março de 2023. Apoiadores do ex-presidente, porém, estavam, desde o final da disputa presidencial de 2022, na frente de quartéis pelo Brasil, questionando o processo eleitoral. O próprio ex-presidente não chegou a dizer que aceitava o resultado da eleição após a divulgação da vitória de Lula no segundo turno.

Lula disse que não imaginava que a invasão pudesse ocorrer também porque já havia disputado “muitas eleições”. “Eu perdi três eleições seguidas”, lembrou. “Ou seja, quando a gente perdia, a gente voltava pra casa e ia chorar as mágoas”.

À CNN, Lula lembrou que, em 8 de janeiro de 2023, estava em Araraquara, cidade no interior de São Paulo, para ver “a destruição de um córrego por causa de uma tempestade que tinha acontecido”.

"Aí eu fui avisando, porque tinha gente vendo televisão na prefeitura, que estavam invadindo os prédios. Aí eu fui para a sala de televisão e fiquei vendo a invasão aqui no Palácio (do Planalto), fiquei vendo a invasão, fiquei vendo as manifestações. Liguei para algumas pessoas aqui. Liguei para o Flávio Dino (ministro da Justiça). Outras pessoas me ligaram. E foi um momento de tensão. Ou seja, era uma coisa, eu diria… que eu não imaginei que poderia acontecer no Brasil novamente", dise.

Luiz Inácio Lula da Silva

Segundo o presidente, a decisão que ele tomou para enfrentar a tensão dos ataques “foi viajar para Brasília e vir visitar o Palácio para ver o que eu ia encontrar aqui dentro”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login