Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Evangélicos esperam aceno de Lira para retomar discussões de pautas de costumes

Bancada defende a votação de projetos que instituem o ensino domiciliar e o “Estatuto da Família“


Evangélicos esperam aceno de Lira para retomar discussões de pautas de costumes Imagem: Reprodução

O líder da Frente Evangélica do Congresso Nacional, deputado federal Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), afirmou que a bancada aguarda uma sinalização do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para retomar os projetos de interesse do grupo.

As propostas envolvem isenção tributária para reforma e construção de templos de qualquer denominação e as chamadas “pautas de costume”.“No ano passado, o presidente Lira atendeu o governo nas questões econômicas, agora, nós acreditamos que está na hora de fazer aceno pra nós”, comentou o parlamentar por telefone à CNN.

Após o fim do recesso parlamentar, em fevereiro, o deputado Eli Borges (PL-TO) deve assumir a coordenação da Frente Evangélica, mas já há algumas pautas que devem seguir como prioridades.

Entre elas está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a isenção tributária de templos de qualquer denominação.

O governo busca ajustes no texto para a proposta articulada pelo parlamentar Marcelo Crivella (Republicanos- RJ). Em dezembro, o parlamentar se reuniu com integrantes do governo para discutir a PEC. A medida seria mais uma sinalização do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para os evangélicos.

Os parlamentares evangélicos também defendem a votação de projetos de lei que são alinhados a pauta de “costumes” da oposição, como as propostas que instituem o ensino domiciliar ou “homeschooling” e o “Estatuto da Família”.

Embate com STF

Sóstenes ainda afirma que a bancada continuará a defender a competência do Congresso para discutir temas “caros” aos evangélicos, como a discriminalização do aborto.

Em setembro de 2023, a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF) e, então, presidente da Corte, Rosa Weber, votou a favor da medida. Na época, o ministro Luís Roberto Barroso pediu destaque, o que levou o julgamento ao plenário virtual.

“ O STF nos últimos tempos usurpou muito as nossas competências, em nome de uma suposta omissão parlamentar que não aconteceu”, comentou.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login