Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sobreviventes do terremoto no Japão dormem em abrigos sem aquecimento e água

Equipe da CNN visitou abrigo na noite de terça-feira (02)


Sobreviventes do terremoto no Japão dormem em abrigos sem aquecimento e água Imagem: Reprodução

Minae Akiyama tinha viajado do sul do Japão para a província de Ishikawa para celebrar o Ano Novo com a sua família, quando o chão começou a tremer.

“Pensar nisso agora ainda me faz tremer. Meu coração estava batendo forte, minha mente ficou em branco, nós apenas lutamos”, disse ela à CNN de um abrigo na cidade de Nanao, onde ela e sua família estão agora hospedadas após o terremoto mortal de magnitude 7,5 que ocorreu na segunda-feira (01).

Akiyama descreveu ter se abrigado debaixo de uma mesa durante o terremoto e orado para sobreviver, antes de pegar o essencial e correr para fora. Fotos da casa de sua mãe mostram armários tombados, além de comida e utensílios de cozinha espalhados pelo chão.

A família saiu ilesa – mas dois dias depois, o terremoto ainda parece recente enquanto eles esperam por socorro no abrigo, enfrentando tremores secundários frequentes que percorrem o solo. Mesmo no abrigo, podem ser vistos escombros em torno de alguns pilares de cimento do edifício.

“Sinto que, mesmo agora, o prédio está tremendo”, disse Akiyama. “Sempre que ocorre um tremor secundário, penso no terremoto principal e meu corpo treme.”

O terremoto de segunda-feira, primeiro dia do ano novo, matou pelo menos 73 pessoas, segundo o site oficial da prefeitura. Um número desconhecido de pessoas continua desaparecido, enquanto as autoridades continuam a procurar vítimas presas sob os escombros ou em áreas isoladas.

O secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, disse na quarta-feira (03) que 70 pessoas foram resgatadas durante a noite e que as autoridades estavam correndo para atender a um pedido de envio de cães de resgate. O número de pessoas desaparecidas ainda está sendo contabilizado, disse ele.

O terremoto abalou a Península de Noto, localizada no lado ocidental e mais rural do centro do Japão, provocando alertas de tsunami, incêndios e desabamentos de edifícios. Fotos em toda a região mostraram que edifícios inteiros de vários andares caíram de lado, estruturas queimadas e escombros onde antes existiam casas.

Os danos à infraestrutura continuam sendo um grande desafio, disse Hayashi na quarta-feira. As estradas dentro e ao redor da península estão bloqueadas, embora algumas rotas estejam sendo liberadas para veículos entregarem alimentos e itens essenciais às áreas afetadas, disse ele.

Para alguns, o tremor trouxe de volta memórias do terremoto e tsunami de magnitude 9,0 de Tōhoku em 2011, que desencadeou um colapso nuclear na usina de Fukushima. O terremoto mais de 22 mil mortos ou desaparecidos, a maioria deles devido a ondas de tsunami, com o impacto a longo prazo ainda sentido até hoje.

Embora a extensão dos danos causados ​​pelo terremoto de segunda-feira ainda esteja sendo avaliada, o número de mortos e os níveis de destruição parecem estar longe dos provocados pela catástrofe de 2011, num país há muito habituado a terremotos e onde os códigos de construção, mesmo em áreas mais remotas, são rigorosamente cumpridos.

Kouki Takahashi, de 28 anos, agora morador de Nanao, era estudante do ensino médio em Tóquio quando ocorreu o terremoto de 2011. Tóquio passou por um abalo naquela época, mas o epicentro estava a centenas de quilômetros da capital.

Desta vez, foi muito mais próximo para Takahashi. “Já experimentei terremotos enormes antes, mas este foi pior”, relatou.

Ainda assim, disse ele, a experiência do terremoto de segunda-feira trouxe Tōhoku à mente novamente. “Parecia semelhante”, disse ele. “Na época (em 2011), foi um terremoto semelhante, onde começou com um leve tremor que gradualmente se tornou mais intenso.”

Ele estava em casa tomando banho na segunda-feira quando os tremores começaram. “Eu estava literalmente nu, apenas peguei minhas roupas, saí e corri para meu carro”, disse ele, descrevendo prédios e postes telefônicos balançando dramaticamente.

Ele passou a noite de segunda-feira dormindo em seu carro, hospedado em um estacionamento de propriedade de um amigo – que parece o lugar mais seguro para se estar, dados os frequentes tremores secundários e os helicópteros e veículos militares que passam, disse ele.

Seu apartamento ainda está intacto, mas danificado por rachaduras na parede. Alguns de seus amigos tiveram pior sorte e perderam completamente suas casas, afirmou ele.

Muitos desses sobreviventes estão agora em abrigos como aquele onde Akiyama e a sua família estão hospedados – mas o alívio é limitado.

Além de um telhado, há pouco mais disponível; não havia aquecimento quando a CNN visitou na noite de terça-feira, então as pessoas dormiam em esteiras no chão com cobertores grossos, vestindo casacos, chapéus e luvas para se manterem aquecidas nas temperaturas noturnas de 4°C.

Também não havia água corrente, o que significa que as pessoas tinham de fazer fila do lado de fora para receber água das Forças de Autodefesa do Japão – que agora trabalham com governos locais, polícia e bombeiros para coordenar as operações de busca e salvamento, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida na quarta-feira.

Hayashi, o ministro-chefe do gabinete, acrescentou na quarta-feira que mais de 36 mil famílias ainda estão sem energia. Com os serviços telefônicos afetados pelo terremoto, helicópteros estão sendo usados ​​para coletar informações, disse ele.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login