Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Líder da oposição sul-coreana é atacado com faca em entrevista coletiva

Funcionário do Partido Democrático da Coreia do Sul disse à CNN que Lee estava sangrando, mas estava consciente e foi levado ao hospital


Líder da oposição sul-coreana é atacado com faca em entrevista coletiva Imagem captada momentos antes de Lee Jae-myung ser atacado em Busan, na Coreia do Sul Reprodução

O principal líder do partido de oposição da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, foi esfaqueado no pescoço durante uma visita à cidade de Busan, no sul, na terça-feira, em um ataque que o deixou ensanguentado, mas consciente, disseram autoridades do partido.

Lee estava visitando o canteiro de obras do Novo Aeroporto de Gadeokdo e conversando com repórteres quando foi atacado, deixando o político com uma laceração de 1 centímetro no lado esquerdo do pescoço, disse o porta-voz do Partido Democrata, Kwon Chil-seung.

Lee sofreu “suspeita de dano à veia jugular” e os médicos temiam que ele pudesse ter sangramento adicional, disse Kwon, citando médicos.

“Ele será rapidamente submetido a uma cirurgia” no Hospital Universitário Nacional de Seul, depois de ter sido transferido de Busan para lá, disse o porta-voz, descrevendo o atentado contra a vida de Lee como um ato de “terrorismo” e “uma séria ameaça à democracia”.

No início do dia, o líder do Partido Democrata, Hong Ik-pyo, disse que Lee estava “em estado consciente” no hospital.

Democrata, Hong, pediu aos membros do partido que permanecessem calmos e se abstivessem de fazer interpretações políticas do incidente.

Política sul-coreana

A política da Coreia do Sul tem sido dividida por uma profunda polarização, especialmente nos últimos anos, quando a ex-presidente Park Geun-hye foi presa por abuso de poder e acusações de suborno, antes de ser perdoada e libertada em 2021.

Lee, de 59 anos, um ex-governador provincial liberal, perdeu por pouco para Yoon, do conservador Partido do Poder Popular, nas eleições presidenciais de março de 2022.

Lee tornou-se líder do Partido Democrata cinco meses depois e tem preparado o seu partido para as eleições parlamentares de Abril.

A Coreia do Sul testemunhou incidentes de violência política de grande repercussão no passado.

O antecessor de Lee no Partido Democrata, Song Young-gil, foi atacado na cabeça com um martelo por um homem durante um evento de campanha para a candidatura presidencial de Lee em 2022.

Park, a ex-presidente, foi atacada com uma faca num comício do partido em Seul, em 2006, quando era presidente do principal partido da oposição do país na altura, o Grande Partido Nacional. Ela sofreu um corte de dez centímetros no rosto que exigiu 60 pontos e a impediu de falar normalmente por semanas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login