Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula sanciona com vetos Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

Determinação de pagamentos ainda no 1º semestre deste ano para as áreas de saúde e assistência social estão entre os vetos; medida foi publicada pelo DOU nesta terça-feira (2)


Lula sanciona com vetos Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 04/12/2023 - Foto: Reuters/Liesa Johannssen

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancinou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que estipula diretrizes para a administração do Orçamento deste ano.

A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União na madrugada desta terça-feira (2).

Entre os vetos de Lula, estão a determinação de pagamento da União para os entes federados ainda no primeiro semestre de 2024, para as áreas de saúde e assistência social. O presidente justificou o veto pelo fato de que a determinação aumenta a “rigidez na gestão orçamentária e financeira e dificulta a gestão das finanças públicas”.

A LDO antecede a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento em si, com a estimativa de receita e a programação de despesas para o ano seguinte.

Em sessão conjunta no Congresso em dezembro, houve um recuo por parte do relator do texto, deputado Danilo Forte (União-CE), para que não fosse estabelecido um cronograma de empenho das emendas de comissão. Ele atendeu a um pedido do governo.

Antes, o parlamentar havia proposto que os recursos fossem empenhados até 30 de junho de 2024. Apesar do recuo, o parecer manteve os prazos para a liberação das emendas individuais e de bancadas estaduais, que têm caráter impositivo, ou seja, de pagamento obrigatório.

Lula vetou o trecho que obrigava a reserva de recursos em até 30 dias após a divulgação das propostas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login