Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,17/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Xi Jinping alerta União Europeia a não se envolver em confrontos

Chefe de Estado chinês se reuniu com líderes da UE, Ursula von der Leyen e Charles Michel, em Pequim, nesta quinta-feira (07)


Xi Jinping alerta União Europeia a não se envolver em confrontos Imagem: Reprodução

O presidente chinês, Xi Jinping, alertou nesta quinta-feira (07) as principais autoridades da União Europeia de que a China e a Europa não devem se ver como rivais ou se envolver em confrontos devido a seus diferentes sistemas políticos. O aviso foi dado na primeira cúpula presencial China-UE em quatro anos.

Durante a reunião para discutir questões que vão desde desequilíbrios comerciais até a Ucrânia, Xi também disse que a China está disposta a tornar a União Europeia um parceiro econômico e comercial fundamental e a cooperar em ciência e tecnologia, incluindo inteligência artificial.

Ele também pediu à UE na reunião realizada na Diaoyutai State Guesthouse de Pequim para “eliminar todos os tipos de interferência” na relação bilateral, de acordo com a emissora estatal CCTV.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, também se encontrarão com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, em sua visita de um dia.

É a última chance deles de ficar cara a cara com altos funcionários chineses antes das eleições para o Parlamento Europeu começarem no próximo ano, provocando mudanças na liderança do bloco.

Após a cúpula entre Xi Jinping, Charles Michel e Ursula von der Leyen, os dirigentes europeus disseram à imprensa que as duas partes concordaram em trabalhar por uma relação comercial mais equilibrada e recíproca. Os dirigentes europeus também reconheceram que a China deve participar do que chamaram de uma “fórmula da paz” para a guerra na Ucrânia.

Ambos os lados tentaram minimizar as expectativas antes da cúpula, com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, alertando diplomatas de Pequim de estados-membros da UE na segunda-feira que a Europa deve escolher “paz e estabilidade” em vez de uma “nova Guerra Fria”.

Uma autoridade europeia disse a jornalistas em Bruxelas no início desta semana que “não há um único produto pendente que esteja coroando a cúpula”, acrescentando que não haverá uma declaração conjunta.

Em outro golpe nas relações UE-China, a Itália informou oficialmente a China “nos últimos dias” que está deixando a “Nova rota da seda” defendida por Xi, disseram fontes do governo italiano à Reuters na quarta-feira (06).

Uma série de comissários da UE visitaram Pequim desde que a China levantou as restrições de fronteira da pandemia neste ano, incluindo os chefes de comércio e clima do bloco, mas pouco progresso foi feito sobre as principais tensões no relacionamento.

A União Europeia quer que Pequim use sua influência sobre a Rússia para parar a guerra, e um dos principais focos da viagem é pedir que Xi impeça que empresas privadas chinesas exportem itens de dupla utilização europeus para a Rússia por seus esforços de guerra. Bruxelas inicialmente deixou essas empresas chinesas fora de seu mais recente pacote de sanções à Rússia revelado no mês passado, disseram autoridades europeias.

O bloco também está preocupado com o que considera relações econômicas “desequilibradas”, dizendo que seu déficit comercial de quase 400 bilhões de euros (431,7 bilhões de dólares) com a China reflete restrições às empresas da UE.

A China já recuou contra uma investigação antisubvenções da UE sobre veículos elétricos chineses e a política de “risco” da UE para reduzir sua dependência das importações chinesas, particularmente de matérias-primas críticas.

No mês passado, a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, disse que o maior risco é “a incerteza trazida pela ampla politização”, e que “a dependência que mais precisa de redução é o protecionismo”.

Durante a visita de Colonna, a China também ofereceu entrada sem visto aos cidadãos das cinco maiores economias da UE, em uma tentativa de impulsionar o turismo pós-pandemia e melhorar a imagem da China no Ocidente depois que os laços se deterioraram durante a pandemia.

Autoridades da UE dizem que os dois lados poderiam cooperar mais em ações para combater as mudanças climáticas e promover a biodiversidade.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login