Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Palestinos buscam abrigo em meio a confronto de Israel contra o Hamas no sul de Gaza

Habitantes de Gaza se amontoaram em Rafah, na fronteira com o Egito, com base em panfletos e mensagens israelenses que diziam que eles estariam seguros na cidade


Palestinos buscam abrigo em meio a confronto de Israel contra o Hamas no sul de Gaza Imagem: Reprodução

Israel lutava contra os militantes do Hamas nas maiores cidades de Gaza nesta quinta-feira e disse ter atacado dezenas de alvos, deixando os palestinos em busca de sobrevivência a uma situação que as Nações Unidas descreveram como “apocalíptica”.


Os habitantes de Gaza se amontoaram em Rafah, na fronteira com o Egito, com base em panfletos e mensagens israelenses que diziam que eles estariam seguros na cidade. Mas eles continuaram temerosos depois que um ataque israelense a uma casa na cidade matou 17 pessoas na quarta-feira, de acordo com autoridades de saúde em Rafah.

“A casa foi alvo de três foguetes. Eles atingiram mulheres e crianças, como vocês podem ver, e os hóspedes que foram informados de que o sul estaria seguro”, disse Bassam al-Hobi, um membro da família que foi atingida, gesticulando para corpos envoltos em pano branco, alguns pequenos, alinhados no chão.

Além dos 17 mortos, três estavam desaparecidos e outros feridos, afirmou ele. Em outra parte de Rafah, os médicos disseram que quatro pessoas morreram enquanto viajavam na quinta-feira.

Israel disse que militantes dispararam pelo menos um foguete de Rafah e que matou vários homens armados na maior cidade do sul de Gaza, Khan Younis, incluindo dois militantes que saíram atirando de um túnel.

O braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qassam, afirmou que o combate foi feroz depois que as tropas entraram no coração de Khan Younis na quarta-feira, em uma nova fase da guerra, que agora entra no seu terceiro mês.

Autoridades de saúde palestinas disseram que um ataque aéreo israelense matou duas pessoas em Khan Younis na manhã de quinta-feira, enquanto no centro de Gaza, os médicos disseram que quatro pessoas foram mortas em uma casa no campo de refugiados de Nusseirat durante a noite.

Aqueles que escapam da violência enfrentam uma luta cada vez mais desesperada para sobreviver.

Centenas de pessoas lotaram uma estrada na cidade central de Deir al-Balah, esperando por comida do lado de fora de um complexo da ONU que ainda não havia sido inaugurado, mostrou um vídeo postado por Ramy Abdu, fundador do Monitor Euro-Mediterrâneo de Direitos Humanos.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) disse que 1,9 milhão de pessoas – 85 por cento da população de Gaza – foram deslocadas, os seus abrigos estavam quatro vezes acima da capacidade e não havia ajuda suficiente para atender “as necessidades esmagadoras”.

O número de mortos palestinos nas oito semanas de guerra relatado pelos médicos de Gaza era de 16.015, incluindo 43 informados por um hospital na terça-feira e 73 por outro na quarta-feira.

O Ministério da Saúde de Gaza não divulga os números gerais de vítimas desde segunda-feira, e tanto o Ministério da Saúde como a ONU afirmam que centenas de pessoas estão desaparecidas sob os escombros.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login