Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Tempestades e chuvas intensas devem atingir 17 estados neste fim de semana

Região Sul devem ter mais de 100 milímetros de chuvas por dia e ventos de mais de 100 km/h


Tempestades e chuvas intensas devem atingir 17 estados neste fim de semana Imagem ilustrativa. Foto: O Globo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para ocorrência de tempestades em até 17 estados do país entre esta sexta-feira (17) e o domingo (19).

Além das tempestades, o instituto alerta para a onda de calor, classificada em grau de severidade como de grande perigo, que abrange uma faixa que vai de Rondônia até o litoral do Espírito Santo.

Região Sul será a mais afetada

De acordo com o Inmet, a área que se encontra em grau de grande perigo fica entre o norte do Rio Grande do Sul e a maior parte de Santa Catarina, em uma faixa que vai da fronteira dos estados com a Argentina até o litoral, com ventos que devem superar os 100 km/h.

Recomendações:

Desligar aparelhos elétricos e os quadros de energia;

Procurar abrigo em caso de enxurrada ou alagamentos;

Proteger com sacos plásticos os documentos e objetos de valor em caso de enxurrada ou alagamentos.

Além disso, o Instituto recomenda que as pessoas busquem a Defesa Civil (telefone 199) e os Bombeiros (193) para se informarem e pedirem socorro, se necessário

A Região Sul tem ainda outros dois alertas, classificados como grau de perigo. Os avisos de tempestade se aplicam ao Paraná e Santa Catarina inteiros e boa parte do Rio Grande do Sul –apenas a porção sul do estado está fora dos alertas.

As previsões são válidas para o período que se iniciou na madrugada desta sexta até o fim da noite do domingo.

Perigo no Sudeste e Centro-Oeste

Os alertas, classificados como de perigo no grau de severidade, são válidos para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

De acordo com o Inmet, nesta sexta, o aumento da umidade na atmosfera se combinará com a onda de calor que atinge o país e com o padrão de ventos em altos níveis, o que culminará na formação de temporais com presença de granizo e rajadas de vento nas regiões de São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

No sábado, a chance de ventos fortes aumenta com a aproximação de uma onda de frente fria que atingirá o litoral do Sudeste. Esperam-se rajadas que podem chegar a 100 km/h, além de queda de granizo.

Esses temporais são esperados entre o Rio de Janeiro, São Paulo, sul de Minas Gerais e região sul do Mato Grosso do Sul.

Para o domingo, o Inmet prevê chuvas fortes em São Paulo, principalmente na porção centro-norte do estado, que abrange as regiões de Bauru, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto, além do litoral e Vale do Paraíba.

As chuvas fortes ainda devem chegar à região da Zona da Mata e sul de Minas e ao Rio de Janeiro.

No acumulado em 24 horas, espera-se que as chuvas cheguem a 80 mm e até 100 mm em alguns pontos das áreas afetadas.

Ainda no domingo, os temporais chegam ao Centro-Oeste por conta do encontro entre a umidade, que chega pelo continente, e a atmosfera quente, úmida e instável.

A partir das 10h do sábado, as chuvas podem alcançar de 30 a 60 mm por hora ou um acumulado de 50 a 100 mm por dia, com ventos intensos (60 a 100 km/h) e queda de granizo.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

A previsão é que a situação meteorológica permaneça em grau de perigo até o meio-dia do domingo.

Tempestades podem chegar até o Norte e Nordeste

O Inmet emitiu dois alertas de perigo potencial para chuvas intensas nas áreas que vão desde São Paulo até as regiões Norte e Nordeste.

São esperados ventos de até 60 km/h e chuvas acumuladas que podem chegar a 50 mm por dia.

O primeiro alerta para chuvas intensas engloba os estados de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, além de atingir partes da Bahia, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pará.

O segundo abrange uma faixa que vai do Amazonas até o oeste da Bahia e passa por Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login