Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Clima descontrolado: Brasil tem alertas de calor sufocante, chuvas intensas, tempestades e baixa umidade

Enquanto o Sul recebe fortes chuvas, as demais regiões do país enfrentam calor extremo, podendo quebrar recorde de temperatura

Fonte: CNN Brasil
Clima descontrolado: Brasil tem alertas de calor sufocante, chuvas intensas, tempestades e baixa umidade Imagem: Reprodução

A massa de ar quente que atinge o território brasileiro permanece nesta terça-feira (14), mantendo as temperaturas muito acima do normal, segundo a Climatempo. O calor vai apertar principalmente no Sudeste, Centro-Oeste, partes do Nordeste e Norte, e no estado do Paraná.

Os termômetros podem superar os 40º C em estados como Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campo Grande podem registrar calor recorde.

No Sul do país, apesar da frente fria estar se afastando, nuvens carregadas continuam a crescer na região. A Climatempo soltou um alerta para chuva volumosa e ventos que podem superar 91 km/h nos três estados da região.

Apesar do calor extremo no Sudeste, há previsão de pancadas de chuvas irregulares na parte da tarde. Bem como em algumas áreas do Norte e Nordeste.

Região Sul

O tempo segue muito instável na maioria das áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com predomínio de céu nublado e chuva ao longo do dia, que pode ser forte, segundo a Climatempo.

No Vale do Itajaí, no sudoeste e extremo sul do Paraná ocorrem em períodos de sol com muitas nuvens, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora. Já no restante do estado, o sol aparece forte nesta terça. O calor predomina durante o dia, mas com previsão de pancadas de chuva à noite.


Região Sudeste

O ar seco predomina sobre a região e, apesar do calor, poucas nuvens de chuva conseguem se formar.

No norte do estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em quase todas as áreas de Minas Gerais e no centro-norte de São Paulo, o sol aparece forte com algumas nuvens, mas não há condições para chuva.

Algumas poucas pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata mineira, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, no oeste, centro sul e leste de São Paulo. Mas mesmo assim o sol também aparece forte nessas regiões e as temperaturas permanecem muito elevadas.


Região Centro-Oeste

O ar quente permanece sobre a região, mantendo as temperaturas bastante elevadas, no entanto, uma mudança na circulação de ventos traz um pouco de umidade para o Centro-Oeste.

Com isso, a previsão é de que ocorram pancadas de chuva em todos os estados e no Distrito Federal. Nas áreas próximas à divisa com o Paraguai, a chuva pode ser intensa e volumosa. Só não deve chover no extremo nordeste do estado de Mato Grosso, em áreas de divisa com o Tocantins e com o Pará.


Região Nordeste

Um vórtice ciclônico em altos níveis reduz a nebulosidade sobre o Nordeste, levando a temperatura a superar os 40° C em áreas do oeste da Bahia, interior do Maranhão e do Piauí e também do Ceará.

Algumas poucas pancadas de chuva devem ocorrer pelo litoral, desde o sul da Bahia até o Ceará, e também na Zona da Mata e do Agreste.


Região Norte

O vórtice ciclônico em altos níveis também reduz a nebulosidade sobre o Tocantins, o Pará e o Amapá. Esses três estados passam o dia com sol forte e só deve chover no extremo norte do Amapá. Roraima também tem muito sol e calor, com previsão de pancadas de chuva apenas no oeste do estado

No sudoeste do Amazonas e no Acre, as pancadas de chuva vão ser frequentes e a qualquer hora, intercaladas com períodos de sol.

Nas outras áreas do Amazonas e em Rondônia, o sol aparece na maior parte do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login