Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

33 brasileiros e familiares entram em lista de estrangeiros que vão deixar Gaza

Liberação acontece após sete listas de estrangeiros sem cidadãos do país


33 brasileiros e familiares entram em lista de estrangeiros que vão deixar Gaza Na lista constam 22 pessoas com dupla nacionalidade brasileira-palestina, nove palestinos e duas pessoas de outros países 16/10/2023REUTERS/Stringer

A lista de estrangeiros que deixarão a Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10) pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi divulgada, nesta quinta-feira (9), com o nome de 33 brasileiros e familiares.

São 22 pessoas com dupla nacionalidade brasileiros-palestinos, nove palestinos e dois de outros países.

Ao todo, são 34 brasileiros no local. Entretanto, não sairá do enclave a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos que foi autorizada a cruzar a fronteira e se tornou célebre pelos vídeos gravados em meio ao conflito.

Fontes do governo brasileiro informaram que a exclusão da avó pode ser “mero erro”, mas afirmaram que no momento já estão sendo feitas “gestões e pedidos” para incluí-la.

Na oitava lista são relacionadas 594 pessoas.

Veja a relação da liberação por país:

Estados Unidos: 14

Canadá: 266

Romênia: 107

Indonésia: 6

Polônia: 26

Brasil: 33

Rússia: 85

Índia: 7

Albânia: 14

China: 10

Dinamarca: 4

Alemanha: 6

Holanda: 2

Nova Zelândia: 12

Malásia: 2

Liberação após sete listas

A liberação dos brasileiros acontece após sete listas de estrangeiros sem cidadãos do país. 

Até o momento, aproximadamente 3.432 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza: 

1ª lista: cerca de 480 estrangeiros; 

2ª lista: 576 estrangeiros; 

3ª lista: 571 estrangeiros; 

4ª lista: 599 estrangeiros; 

5ª lista: 605 estrangeiros; 

6ª lista: 601 estrangeiros; 

7ª lista: não houve divulgação; 

A CNN adiantou na última quinta-feira (9) que o grupo de brasileiros havia recebido a autorização para deixar o enclave.  

Após a informação ser divulgada pela CNN, ela foi confirmada pelo Itamaraty, que, em comunicado, afirmou que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, “assegurou” ao ministro Mauro Vieira “que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros. 

As autoridades brasileiras estão trabalhando com a previsão de a aeronave da Presidência da República deixar o Egito rumo ao Brasil no sábado (11). 

A expectativa é que o desembarque em Brasília aconteça na manhã de domingo (12). O roteiro inclui três paradas técnicas: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e Recife, já no Brasil. 

O grupo de brasileiros está dividido entre duas cidades palestinas: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis. 

Lula pretende receber brasileiros na Base Aérea de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília. 

Segundo auxiliares, Lula já havia avisado que faria o gesto antes mesmo da confirmação de que o Brasil estará na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos a ser divulgada nesta sexta-feira. 

Durante todo o processo de intensa negociação diplomática para que o grupo pudesse deixar a região do conflito entre Israel e Hamas, Lula fez questão de falar pelo telefone com os nacionais que estão em Gaza e se comprometeu a trazê-los de volta ao Brasil. 

Lula também falou com os presidentes de Israel, Egito e Autoridade Palestina, numa soma de esforços de seu governo para garantir que os brasileiros pudessem deixar a região. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login