Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Rússia acusa Ucrânia de bombardear cidade portuária próxima ao Mar de Azov

Mísseis atingiram Taganrog, deixando ao menos 14 feridos, segundo Moscou; pela primeira vez Kiev teria disparado mísseis contra uma cidade nesta região do território russo


Rússia acusa Ucrânia de bombardear cidade portuária próxima ao Mar de Azov Foi a primeira vez que a Ucrânia teria bombardeado uma cidade russa às margens do Mar de Azov Reuters

O Ministério da Defesa russo disse que Kiev disparou um míssil contra a cidade russa de Taganrog, localizada na região sudoeste de Rostov, perto da fronteira com a Ucrânia. Ao menos 14 pessoas ficaram feridas. Não há registro de mortos

Acredita-se que seja a primeira vez que Taganrog – cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, às margens do Mar de Azov – foi atingido desde a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

“O regime de Kiev realizou um ataque terrorista com um míssil antiaéreo do sistema de defesa aérea S-200 convertido em uma versão de ataque na infraestrutura residencial da cidade de Taganrog, região de Rostov”, disse o ministério.

Governador Regional Vasily Golubev também disse na sexta-feira em um post do Telegram que houve uma explosão de foguete no meio da cidade.

“Há várias vítimas, as ambulâncias estão cuidando das vítimas. Quatro pessoas ficaram levemente feridas por vidros quebrados. As informações sobre os danos estão sendo especificadas”, afirmou. Não houve mortes, disse ele.

A agência estatal russa RIA Novosti citou os serviços de emergência locais dizendo que ao menos 14 pessoas ficaram feridas.

Os sistemas de defesa aérea russos interceptaram o míssil, cujos fragmentos caíram sobre a cidade e danificaram edifícios, informou o Ministério da Defesa.

Resposta

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que o país “se reserva o direito de tomar medidas duras” em resposta ao ataque.

A autoridade, Maria Zakharova, disse que o ataque na cidade de Taganrog, no sudoeste da Rússia, foi “dirigido contra a população civil e a infraestrutura pacífica. Eles obviamente não tinham significado militar”.

Zakharova pediu à comunidade internacional que condene o ataque. “O lado russo reserva-se o direito de tomar duras medidas de retaliação”, disse ela.

O ministério diz que os sistemas de defesa aérea também interceptaram um segundo míssil na região de Rostov na sexta-feira, mas que “caiu em uma área deserta”. O governador de Rostov confirmou o segundo ataque.

A Ucrânia não comentou imediatamente os relatos russos sobre o ataque.

(Com informações de Uliana Pavlova)




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login