Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mulheres em reposição hormonal têm maior risco de demência, diz estudo

Pesquisa dinamarquesa mostra que mulheres que precisaram de reposição hormonal para menopausa, mas não confirma relação direta


Mulheres em reposição hormonal têm maior risco de demência, diz estudo Imagem: Reprodução

De acordo com um estudo dinamarquês publicado nessa quarta (28/6), mulheres que fazem reposição hormonal para lidar com os sintomas da menopausa têm maior risco de desenvolver demência. A pesquisa foi publicada com destaque na revista científica BMJ, uma das mais importantes do mundo.


O levantamento analisou dados de mais de 60 mil mulheres entre 2000 e 2018. Entre as pacientes, 5,5 mil desenvolveram demência no período.


Segundo os cientistas do Hospital Universitário de Copenhagen, até mulheres que começaram a receber a reposição hormonal com menos de 55 anos tiveram maior risco de desenvolver demências.


As participantes que fizeram a reposição por mais de 12 anos tiveram 75% mais chance de ter a doença. Entre as que tomaram a medicação por um ano ou menos, o risco é de 21%.


Reposição hormonal ainda em dúvida


Porém, apesar da associação entre a reposição hormonal e o risco de desenvolver demências ser positivo, os pesquisadores não conseguiram comprovar que os remédios são diretamente responsáveis pela doença degenerativa ou que causam danos cerebrais. Não foram considerados outros fatores de risco, como isolamento social, tabagismo ou alcoolismo, por exemplo.


“Mais estudos são necessários para determinar se nossos achados representam um efeito direto da hormonioterapia para menopausa e o risco de demência, ou se refletem uma predisposição nas mulheres que precisam deste tipo de tratamento”, escrevem os pesquisadores no artigo publicado na BMJ.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login