Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ataque destrói trem que transportava mísseis de cruzeiro russos na Crimeia, diz Ucrânia

Segundo Sergei Askyonov, chefe da península anexada pela Rússia, uma pessoa ficou ferida e dois prédios foram danificados


Ataque destrói trem que transportava mísseis de cruzeiro russos na Crimeia, diz Ucrânia Captura de tela de um vídeo que mostra uma explosão na cidade de Dzhankoi, na Crimeia - Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (21) que um ataque destruiu mísseis de cruzeiro russos “Kalibr” que estavam sendo transportados de trem na cidade de Dzhankoi, na Crimeia.

As autoridades ucranianas não reivindicaram diretamente a responsabilidade pelo ataque, mas disseram que ele serve para “desmilitarizar ainda mais a Rússia e preparar a península da Crimeia para a desocupação”.

Sergei Askyonov, o chefe da península anexada instalado pela Rússia, confirmou que houve um ataque e que o sistema de defesa aérea da região foi ativado. Uma pessoa ficou ferida e dois prédios foram danificados, disse Askyonov.

Um vídeo (veja abaixo) amador geolocalizado pela CNN mostra uma grande explosão e uma bola de fogo resultante. Um indivíduo é ouvido dizendo fora da câmera que o ataque atingiu a estação de trem. No entanto, o vídeo não mostra claramente o que foi atingido e a CNN não conseguiu confirmar a localização exata do ataque.

Dois dos aeródromos militares mais importantes da Rússia na Crimeia estão localizados em Dzhankoi e Gvardeyskoye, disse o Ministério da Defesa do Reino Unido em 2022.

“Dzhankoi também é um importante entroncamento rodoviário e ferroviário que desempenha um papel importante no abastecimento das operações da Rússia no sul da Ucrânia”, afirmou.

A Crimeia também abriga um importante porto e uma importante base naval para a frota russa do Mar Negro na cidade de Sevastopol.

Alguns dos navios de guerra mais importantes da Rússia foram ancorados lá, incluindo navios de superfície equipados com mísseis de cruzeiro.

Os EUA já haviam acusado a Rússia de usar mísseis de cruzeiro disparados de navios no Mar Negro para atingir alvos civis na Ucrânia.

Anexação da Crimeia

Desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2021, a Ucrânia lançou vários ataques contra posições russas na Crimeia e operações que seus militares disseram ter destruído mísseis de cruzeiro russos Kalibr.

Autoridades ucranianas, incluindo o presidente Volodymyr Zelensky, prometeram repetidamente libertar a península, anexada por Moscou em 2014.

Zelensky havia enfatizado anteriormente que, para os ucranianos, a Crimeia “não é apenas um território”, mas “uma parte de nosso povo, nossa sociedade”.

A greve ocorre após a visita do presidente russo, Vladimir Putin, à Crimeia no sábado para marcar o nono aniversário de sua anexação.

A visita, que também incluiu uma parada em Mariupol, ocupada pela Rússia, ocorreu poucos dias depois que o Tribunal Penal Internacional (TPI) acusou o presidente russo de cometer crimes de guerra na Ucrânia e emitiu um mandado de prisão por um suposto esquema para deportar crianças ucranianas para a Rússia.

As acusações do TPI são as primeiras formalmente apresentadas contra autoridades em Moscou desde que começou seu ataque não provocado à Ucrânia no ano passado.

O Kremlin classificou as ações do TPI como “ultrajantes e inaceitáveis”.

A greve ocorre quando Putin recebe o líder chinês, Xi Jinping, no Kremlin em Moscou.

Durante uma reunião na segunda-feira (20), Xi disse a Putin que a China e a Rússia têm “objetivos semelhantes” e expressou apoio à reeleição de Putin.

A guerra na Ucrânia foi levantada nas primeiras horas de seu encontro e deve ser um ponto-chave da discussão durante a visita de três dias de Xi.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login