Seja bem vindo
Delmiro Gouveia,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Congresso resiste à pressão de Lula sobre fim da autonomia do Banco Central

Presidente tem atacado decisões da instituição e sugeriu reavaliar independência do órgão, que teve a autonomia aprovada em 2021


Congresso resiste à pressão de Lula sobre fim da autonomia do Banco Central Presidente Lula, durante café da manhã com comunicadores de mídias alternativas RICARDO STUCKERT/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - 7.2.2023

O Congresso Nacional resiste à pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de rediscutir a independência do Banco Central, aprovada em 2021. O petista tem atacado o órgão por causa de decisões sobre a política monetária e fiscal e sugeriu que vai avaliar a independência da autarquia, aprovada em 2021.

As críticas de Lula questionam a condução da política monetária da taxa de juros (atualmente em 13,75% ao ano) e a meta da inflação (fixada em 3,25% para este ano e em 3% para 2024). Conforme o projeto de governo do presidente, a redução da taxa de juros está diretamente ligada ao crescimento econômico.

No Congresso, o PT votou contra a autonomia do Banco Central, e agora a cúpula do partido alega que a política monetária "não é indiscutível" e pede, inclusive, que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, seja convidado a prestar esclarecimentos sobre as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) da instituição.

Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que dificilmente o assunto vai voltar ao Congresso. "Tecnicamente, o Banco Central é independente. Foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional, e isso não retroagirá", comentou.

Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também rechaçou as críticas de Lula e disse que a autonomia do banco é um "avanço que afasta critérios políticos de algo que tem caráter técnico".

Com a autonomia do Banco Central, o Brasil seguiu a tendência de política monetária adotada pela maior parte dos países democráticos no mundo, o que melhorou o trânsito do país para o ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube dos países mais ricos do mundo.

Para Eduardo Fayet, especialista em relações institucionais e governamentais da Fundação da Liberdade Econômica, a autonomia do BC também tem como objetivo a "despolitização" da política monetária.

Atualmente, acho muito difícil o fim da autonomia, porque não há clima no Congresso e nem na sociedade. Nem é desejável, porque a questão não é autonomia, a questão importante é garantir que o Banco Central cumpra os objetivos estatutários.

EDUARDO FAYET, ESPECIALISTA EM RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS DA FUNDAÇÃO DA LIBERDADE ECONÔMICA

Segundo Fayet, a autonomia não significa uma liberdade completa da atuação do Banco Central. "O Banco Central é uma instituição de Estado, mas não é totalmente independente, porque ele tem autonomia para implementar políticas, desde que essas políticas garantam o controle da inflação, a geração de condições necessárias para ampliar a geração dos empregos, e garanta a eficiência do sistema financeiro", comentou.

A questão central da discussão, para o especialista, é garantir que a autarquia cumpra as obrigações estatutárias, o que pode ser equalizado com uma política de desenvolvimento social. Fayet aposta que a reforma tributária e a nova âncora fiscal podem equilibrar os dois lados da balança e reduzir as tensões entre o governo e a política monetária do Banco Central.

Leia também: Presidente do BC disse que inflação estaria em 9% sem redução de impostos

"Com isso, teremos um plano de médio e longo prazo interessantes para ajudar no equilíbrio fiscal brasileiro, destravando investimentos e dinamizando a administração tributária, que faz com que as empresas tenham mais condições de investir, gerar emprego e renda", finaliza.

Apesar dos ataques abertos de Lula e de petistas ao modelo, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que não há nenhuma discussão sobre mudanças na lei de autonomia do banco.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login